Anvisa promove curso para laboratórios de controle
Objetivo é harmonizar conhecimentos e procedimentos e construir uma rede de profissionais de referência
Termina nesta sexta-feira (3/12) o curso de Boas Práticas para Laboratórios de Controle da Qualidade, direcionado aos laboratórios oficiais da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) e aos laboratórios credenciados nos termos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 390/2020, ou seja, aqueles que realizam análise fiscal, orientação e controle de produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Ao promover esse curso, o objetivo da Anvisa é harmonizar os conhecimentos e procedimentos, com destaque para o sistema de gestão da qualidade, de modo a construir uma rede de profissionais de referência e disseminadores do tema, fortalecendo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Uma segunda turma do curso deverá ser realizada em 2022. Esta, por sua vez, será direcionada aos órgãos de vigilância sanitária nas três esferas de governo, que compõem o SNVS e que são os responsáveis pelo licenciamento dos laboratórios analíticos.
Saiba mais
O curso on-line está sendo realizado por meio de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Posteriormente, ele será disponibilizado na plataforma AVA-Visa. As aulas tiveram início em 29/11 e abordam requisitos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 512/2021 e do Guia 25/2020 da Anvisa, bem como da NBR ISO/IEC 17025 e da NBR ISO 19011 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As análises fiscal, de controle e de orientação são destinadas a verificar a conformidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária, segundo o estabelecido em regulamentos técnicos, compêndios oficiais (ou provenientes de organismo de normalização ou organizações reconhecidas pela Anvisa) e nos dossiês técnicos de regularização dos produtos.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa