Empresa brasileira produz testes diagnósticos para a Covid-19 com anticorpos extraídos do ovo de galinha
Startup fez apresentação na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Em palestra no palco principal da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste domingo (5), a pesquisadora Paula Taquita trouxe a tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira Ezscience para diagnóstico da Covid-19. Durante a pandemia, a empresa passou a produzir testes diagnósticos com uso de anticorpos contra a proteína Spike do Sars-Cov-2 extraídos dos ovos de galinha.
A startup nacional trabalha no desenvolvimento de anticorpos e insumos biotecnológicos usados na área da saúde humana e animal. A empresa foi selecionada por edital da FINEP, empresa pública do ministério, de soluções inovadoras para o combate a Covid-19, assim como no programa Mulheres Inovadoras 2ª edição. Ela explica como funciona o processo desenvolvido pela empresa.
“O anticorpo é produzido por um organismo vivo. Normalmente as empresas utilizam mamíferos como camundongos, cavalos, coelhos e extraem os anticorpos do sangue desses animais. A nossa solução é fazer o anticorpo com uso de uma galinha. A gente faz a identificação da partícula-alvo do patógeno, imuniza a galinha, a galinha põe o ovo, e dele a gente faz a purificação dos anticorpos. É uma metodologia com menor estrutura de produção, que tem alta concentração de produção”, explica.
A pesquisadora também afirmou que, com os recursos da FINEP/MCTI, a empresa pode automatizar a produção dos testes sorológicos e testes rápidos contra a Covid-19, o que aumentou a produção em 25 vezes. Assista à integra da apresentação:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo MCTI com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, tecnologia e inovações por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.
Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a CT&I estão presentes nas mais diferentes áreas da nossa rotina. Sediada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a SNCT acontece até 10 de dezembro.
Fonte: https://www.gov.br/mcti