DF intensificará vacinação infantojuvenil antes da volta às aulas
Unidades básicas de saúde vão ampliar vacinação de crianças e adolescentes
A volta às aulas da rede pública do Distrito Federal está marcada para 14 de fevereiro e as Secretarias de Saúde e de Educação preparam uma campanha para vacinar os estudantes a partir dos cinco anos de idade. Unidades básicas de saúde estarão abertas dos dias 7 a 12 de fevereiro, das 8h às 17h, com doses das vacinas para atender os estudantes em esforço adicional de vacinação.
“Vacinar é muito importante para a segurança da família, dos amigos, da nossa sociedade”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, durante coletiva, nesta quarta-feira (19), no Palácio do Buriti. O gestor esclareceu que haverá unidades básicas de saúde dedicadas ao atendimento das crianças e dos adolescentes, porém os adultos poderão se vacinar em outras unidades, a serem definidas.
Uma UBS de cada Região Administrativa será referência para a vacinação dos estudantes. Esse planejamento envolverá as escolas dos seus respectivos territórios. Os pais têm todo o período anterior ao dia 7 para vacinarem seus filhos, “mas a gente pensou em uma semana para intensificar essa imunização, antes do período do ano letivo”, explicou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
A professora ressaltou que os profissionais de ensino estão imunizados, inclusive com a dose de reforço. O protocolo continuará o mesmo de 2021, com uso de máscaras, aferição de temperatura e regras de higiene. “A criança na escola é acostumada a cumprir as normas. Nós tivemos um retorno muito tranquilo, com poucos casos e zero óbitos de crianças”, informou.
Novas restrições
O governador em exercício, Paco Britto, e o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, detalharam as novas medidas para enfrentamento da pandemia de covid-19. O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em espaços ao ar livre e há restrições para eventos. O Brasília Iluminada foi suspenso já nesta quarta-feira (19). Paco Britto disse que espera a parceria e a compreensão neste momento e que o Governo do Distrito Federal não pretende realizar o chamado lockdown.
Fonte: https://www.saude.df.gov.br