SOS de Ponta: inscrições prorrogadas até 21 de fevereiro
Iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais para atendimentos em situações de urgência e emergência
As inscrições para participar da ação estratégica SOS de Ponta, promovida pelo Ministério da Saúde, foram prorrogadas até 21 de fevereiro. As instituições interessadas terão até às 18 horas de segunda-feira para fazer o cadastro por meio do portal global de compras das Nações Unidas e comprovar expertise em capacitar profissionais de saúde na área de urgência e emergência. A iniciativa é destinada a instituições espalhadas por todo o Brasil, mas o processo começará pela região Norte.
O SOS de Ponta é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) que busca a qualificação de aproximadamente 10 mil trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para abordagem ao paciente crítico, em situações de urgência e emergência.
A seleção das instituições ocorre por meio de parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Para fazer o cadastro, basta fazer o registro na página Nações Unidas, responsável pela integração entre agências e fornecedores para acesso a diversas oportunidades.
Acesse o passo a passo para fazer o registro e as inscrições.
Para participar, as entidades precisam ser certificadas pela American Heart Association (AHA) e comprovar expertise nas seguintes áreas:
- Suporte Básico de Vida (BLS);
- Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS);
- Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS).
Já aquelas que ofertam as capacitações em Suporte Pré-Hospitalar no Trauma (PHTLS) e em Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS) devem apresentar o certificado do American College of Surgeons (ACS).
Fonte: https://www.gov.br/saude