Anvisa autoriza ampliação do prazo de validade da vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth)
Prazo de validade dos lotes já importados e distribuídos pelo Ministério da Saúde agora é de 12 meses
A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (27/4), a permissão para aplicação do prazo de validade de 12 meses a todos os lotes da vacina contra a Covid-19 Comirnaty (Pfizer/Wyeth), nas apresentações adulto e pediátrica, já importados e distribuídos pelo Ministério da Saúde, independentemente do prazo de validade impresso na embalagem da vacina.
Justificativa
A aprovação excepcional para ampliar a validade dos lotes já distribuídos baseia-se na aprovação da petição de ampliação do prazo de validade já aprovada pela Gerência de Produtos Biológicos por meio da Resolução – RE 1.231, de 14 de abril de 2022, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) do último dia 18 de abril. Também foram considerados os pareceres emitidos pelas áreas de Registro e de Inspeção Sanitária da Agência. Além disso, as medidas indicadas pela empresa Pfizer/Wyeth permitem a manutenção da rastreabilidade e da identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina.
A aprovação permite ainda que a empresa continue a importar lotes da vacina Comirnaty que estejam com prazo de validade inferior a 12 meses impresso na embalagem e aplique o prazo de validade de 12 meses aprovado pela Anvisa. Essa aprovação visa a agilidade na oferta de vacinas à população brasileira.
Responsabilidades da empresa
A empresa é responsável por manter as informações dos lotes e validades atualizadas junto ao Ministério da Saúde, profissionais envolvidos na aplicação das vacinas e cidadãos.
A empresa disponibiliza as informações sobre o prazo de validade dos lotes das vacinas adulta e pediátrica nos seguintes sítios eletrônicos:
– Portal direcionado aos profissionais de saúde: https://www.comirnatyeducation.com.br
– Serviço de Atendimento ao Consumidor Fale Pfizer, através do telefone 0800 770 1575.
A Anvisa considera, em todas as suas decisões, que as vacinas são aprovadas após avaliação técnica robusta e demonstram que os seus benefícios globais superam os seus riscos.
As vacinas continuam sendo essenciais no combate à pandemia, especialmente para prevenir doenças graves e morte.
Clique aqui e acesse o voto e o extrato da deliberação.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa