Saiba quais são os cuidados e os riscos da dengue em gestantes
Especialista alerta para possíveis agravamentos da doença em grávidas e fala sobre cuidados, tratamento e o que fazer em caso de sinais de gravidade
Com o aumento do número de casos de dengue, o alerta é para os cuidados que as gestantes precisam ter e também os riscos específicos da doença nesse momento da vida das futuras mamães. Nesse sentido, a Referência Técnica Distrital colaboradora de Ginecologia e Obstetrícia, Fabyanne Mazutti, explica que a doença possui desde formas leves até graves e, especificamente, durante a gravidez há uma maior tendência de desenvolvimento de quadros graves, inclusive com hemorragia.
A médica ressalta que as gestantes devem ter os mesmos cuidados preventivos da população em geral: uso de repelente, optar por roupas que cubram bem a superfície corporal e manter seus imóveis limpos e livres de criadouros de mosquitos.
Ao todo, em 2021 e até dia 16 de maio de 2022, foram 556 casos confirmados de dengue em gestantes no Distrito Federal, de acordo com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan). A Região de Saúde Norte foi a que apresentou a maior parte dos casos, com 190, seguida pela Sudoeste (130), pela Oeste (68), pela Leste (33), pela Centro-Sul (30), pela Sul (16) e, por último, com o menor número de casos, a Central (14).
Veja abaixo vídeo com as orientações:
Fonte: https://www.saude.df.gov.br