OBJETIVOS GERAIS
O programa tem o objetivo de formar o neonatologista que presta assistência médica ao nascido vivo desde o nascimento até, no mínimo, 28 dias de vida, em vários níveis de complexidade, que incluem o atendimento em sala de parto, alojamento conjunto, unidade de cuidados intermediários e intensivos, transporte intra/extra-hospitalar e acompanhamento ambulatorial de neonatos de risco. O programa considera que a capacitação para atender e/ou chefiar um serviço de neonatologia tem como componente imprescindível os cuidados intensivos neonatais.
As habilidades nas áreas cognitiva, afetiva e psicomotora do residente serão adquiridas, por meio de atividade clínica diária.
O residente de primeiro ano deverá assistir recém-nascidos na sala de parto, alojamento conjunto, cuidados intermediários e intensivos neonatais, além de acompanhar recém-nascidos a termo, de risco e de muito baixo peso em nível ambulatorial.
No segundo ano, o residente prestará assistência em sala de parto a recém-nascidos de risco, sob cuidados intensivos neonatais de maior complexidade, incluindo cardiopatias congênitas, pré/pós-operatórios e procedimentos diagnósticos por imagem, atividades de supervisão e transporte intra/extra-hospitalar, além do seguimento ambulatorial multidisciplinar de recém-nascidos de risco e de muito baixo peso.
As habilidades na área cognitiva e afetiva deverão acontecer em todos os momentos de visita e discussão dos casos, independente do estágio, enquanto que as habilidades psicomotoras serão adquiridas conforme o estágio.
Ao término do programa o médico residente deverá possuir as seguintes habilidades: