Dia Mundial da Saúde
É preciso cuidar da máquina que é nosso corpo humano
Celebrado todos os anos em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data importante para a reflexão sobre adoção de hábitos e de cuidados que proporcionem saúde e qualidade de vida à população. Nesse sentido, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aproveita a ocasião para reforçar que pequenas atitudes podem gerar grandes resultados quando falamos da manutenção dessa máquina, que é nosso corpo humano.
Manter acompanhamento clínico regular, fazer atividades físicas com frequência, ter uma alimentação equilibrada e tratar doenças crônicas são ações importantes para evitar o surgimento ou mesmo o agravamento de problemas de saúde. “A prevenção de doenças é o melhor caminho para uma vida saudável e as operadoras de planos de saúde têm um importante papel no cuidado integral à saúde de seus beneficiários. Por essa razão, a ANS tem estimulado as operadoras a criarem programas com foco na saúde e na qualidade de vida de seus clientes”, destaca o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.
Atualmente, há 650 programas de promoção da saúde e de prevenção de riscos e doenças cadastrados na ANS, que envolvem mais de 2,3 milhões de beneficiários de planos de saúde em diferentes linhas de cuidado: saúde do adulto e do idoso, saúde da mulher, saúde da criança, saúde mental, saúde do adolescente, saúde do homem, saúde bucal, saúde da pessoa com deficiência física. “A maior parte dos programas que temos cadastrados hoje buscam combater os fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão e câncer. Nosso objetivo é ter cada vez mais projetos que contemplem a gestão da saúde dos beneficiários e que tragam efetiva melhora nos desfechos para os pacientes”, afirma o diretor de Desenvolvimento Setorial, Mauricio Nunes.
Além do estímulo ao desenvolvimento dessas iniciativas para acompanhamento mais próximo dos pacientes, a ANS tem adotado outras medidas focadas no aprimoramento da qualidade do serviço prestado ao beneficiário de planos de saúde, como a Certificação em Boas Práticas em Atenção Primária.
Instituído em 2018, o programa de Certificação em Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde (APS) é um modelo inovador com base na coordenação do cuidado e da atenção primária como porta de entrada prioritária do sistema. A Agência concede certificado às operadoras que cumprirem requisitos pré-estabelecidos, por meio da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidado certificadas por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS. Saiba mais sobre o programa aqui.
Ações da ANS para o Dia Mundial da Saúde
Para celebrar a data, a ANS realizou duas ações no calendário que batizou de Semana da Saúde: uma convocação às operadoras de planos de saúde a se unirem em uma ação conjunta nas redes sociais, com publicações de posts sobre o tema, marcando a ANS e usando a hashtag #SemanaDaSaudeANS. Também será realizado o Seminário Nacional de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev), que acontecerá no dia 11 de abril de 2023, das 9h às 18h, em São Paulo.
Fonte: https://www.gov.br/ans