Os 7 hábitos que podem ajudar a prevenir a depressão
Segundo estudo, pessoas que seguem um estilo de vida mais saudável têm cerca de metade do risco de desenvolver a doença em comparação a quem não tem bons hábitos; veja quais são eles
Pessoas que levam um estilo de vida saudável têm cerca de metade do risco de desenvolver depressão do que aquelas que não têm bons hábitos. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista Nature Mental Health, onde uma equipe internacional de pesquisadores analisou uma combinação de fatores, incluindo questões comportamentais, genética, estrutura cerebral e sistemas imunológico e metabólico para identificar os mecanismos que podem ajudar na prevenção da depressão.
Os pesquisadores concluíram que viver um estilo de vida saudável, que significa, por exemplo, ter hábitos como dormir o suficiente (pelo menos sete horas por noite), praticar exercícios regularmente, seguir uma dieta saudável e manter-se socialmente ativo, está associado a um risco 57% menor de desenvolver depressão em comparação com pessoas que não têm esse costume, independentemente da predisposição genética.
Os hábitos que diminuem o risco de depressão, segundo o estudo, são:
- Consumo moderado de álcool
- Alimentação saudável
- Atividade física regular
- Sono adequado
- Nunca fumar
- Comportamento sedentário baixo a moderado
- Conexões sociais frequentes
Para chegar até essas conclusões, os pesquisadores analisaram dados de mais de 280 mil adultos durante nove anos, sendo que, nesse período, 12 916 foram diagnosticados com depressão. Os dados foram obtidos do UK Biobank, um banco de dados que reúne informações genéticas e sobre estilo de vida e saúde de mais de meio milhão de pessoas no Reino Unido.
Fonte: https://www.estadao.com.br