Plano nacional de imunização será divulgado após comprovação da eficácia de vacina para Covid-19, diz Ministério da Saúde
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse nesta quinta-feira que a divulgação do plano nacional de imunização para a Covid-19 será divulgado somente após a confirmação da eficácia de uma das vacinas em desenvolvimento no país. Segundo ele, o documento já está em elaboração pelo ministério.
— O plano está sendo elaborado e será divulgado quando tivermos efetivamente a eficácia da vacina. Brevemente vamos fazer a divulgação — afirmou Medeiros.
O secretário participou nesta manhã de uma visita ao Instituto Butantan, em São Paulo, acompanhado de uma equipe do ministério. A entidade é desenvolve uma vacina chinesa (CoronaVac) contra o novo coronavírus. Os estudos estão em fase de teste em humanos. A expectativa é que em outubro o resultado sobre sua eficácia seja conhecido.
O governo federal firmou um acordo, por sua vez, com o laboratório AstraZeneca, que, junto com a Universidade de Oxford, pesquisa outra vacina também em teste no Brasil. Medeiros disse que o ministério da Saúde comprará a vacina que ficar pronto primeiro e tiver sua eficácia comprovada. Ele reafirmou o que vem sendo dito por outros representantes da pasta de que não está descartado comprar estoque de mais de uma vacina a ser produzida no Brasil.
O plano nacional de imunização é peça fundamental para iniciar uma vacinação em massa no país. Ele vai apontar os grupos da população a serem imunizados e o calendário a ser adotado. Sem ele, não há vacinação.
O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, descartou uma vacinação com a vacina chinesa apenas para a população do estado.
— São Paulo está trazendo essa vacina mas ela não é voltado exclusivamente para a população de São Paulo. Ela é voltada aos brasileiros — afirmou.
O representante do ministério e do governo paulista descartaram que questões políticas possam interferir na decisão sobre qual vacina usar no país.
Hoje representamos uma esperança para o povo brasileiro diante de uma pandemia que tem causado tantas perdas. O ministério tem se pautado no sentido de salvar vidas e vai continuar trabalhando — disse Medeiros.
Uma comissão de deputados visitará no próximo dia 25 o Instituto Butantan para discutir um repasse de recursos para a produção da vacina contra o novo coronavírus.
Fonte: https://oglobo.globo.com/