ISMEP lança novos Informativos Saúde Relações do Trabalho
O Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP) produziu, em parceria com o Sindicato de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH), o 3º e o 4º Informativos Saúde Relações do Trabalho, que contém detalhes sobre a geração de emprego na área da saúde no Centro-Oeste e no Distrito Federal.
Os documentos foram produzidos a partir de dados coletados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), ligado ao Ministério da Economia, que mostra, por meio de gráficos e tabelas, a evolução do saldo da geração de oportunidades em atividades de atenção à saúde.
A 3ª edição traz informações segmentadas, com as principais atividades no setor de saúde do DF, e acesso ao descritivo de faixa etária, grau de instrução, além do comparativo com o acumulado do ano de 2020. No Distrito Federal houve saldo positivo em setembro, na geração de emprego, nas atividades de atendimento hospitalares de 240 novos postos de trabalho.
Já a 4ª edição reforça como o setor da saúde tem sido responsável pelos empregos formais no DF. Em outubro deste ano, as atividades de atendimento hospitalares propiciou um saldo positivo de 226 empregos. Em uma comparação entre os estados do Centro-Oeste no mês de outubro, o estado do Mato Grosso foi o que mais gerou postos trabalho nas atividades de atendimento hospitalares (232), empatado, na sequência, o estado de Goiás e o DF (226). Em último, o estado do Mato Grosso do Sul (51).
Das principais atividades profissionais na saúde, destaque para a profissão Técnico em Auxiliar de Enfermagem que de janeiro a outubro deste ano, findou com um saldo positivo (admissões menos demissões) de 3.278 novas vagas de emprego.
No DF, os segmentos econômicos da saúde têm sido os grandes geradores dos postos de trabalho formais (celetistas). De janeiro a outubro deste ano, a saúde teve um saldo de 6.717 novos postos de trabalho, seguido pelos setores da construção (3.373), indústria (545) e Agropecuária (213). Outros setores como Comércio (-5.104), Transporte (-3.863) e Educação (-741), estão com saldos negativos no mesmo período.
Diretor executivo do ISMEP, Clovis Queiroz, é entusiasta aos dados. “Trazem uma reflexão sobre a importância de especialização para prestar um atendimento cada vez mais humanizado e de excelência. Nós, do ISMEP, estamos sempre atuantes na promoção da educação e pesquisa em saúde. Esperamos que em 2021 tenhamos mais oportunidades e profissionais cada vez mais qualificados”, vislumbra.
Clique aqui e acesse o 3º informativo Saúde Relações do Trabalho
Clique aqui e acesse o 4º informativo Saúde Relações do Trabalho