Na rede privada, Enfermagem encabeça lista de interesse
Estudo diz que Saúde ocupa lugar de outras áreas que costumavam estar no topo, como Direito e Administração
Nas faculdades particulares, a intenção de fazer um curso na área de Saúde também cresceu, diz estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). A pesquisa realizada pela instituição com 614 entrevistados mostrou interesse de 36,1% deles por cursos presenciais na área, como Biomedicina e Fisioterapia. No topo do ranking de preferência está a graduação em Enfermagem, com 11,7% das intenções.
“Os cursos da área de saúde não ficavam em cima da tabela. Normalmente, apareciam no topo Administração e Direito”, diz Solon Caldas, diretor executivo da Abmes. Dados do Censo da Educação Superior de 2019 já indicavam alta na procura pelas graduações em Saúde, mas, se- gundo Caldas, a pandemia acelera esse processo.
Dados compilados pela Quero Bolsa, site que reúne descontos em mensalidades, indicam que- da na procura geral por graduações privadas, em função da crise econômica. Mas cursos como Farmácia e Biomedicina ganharam posições entre os mais buscados no último ano, na com- paração com 2019, e agora ficam no top 10.
Aluna de Enfermagem na Universidade São Judas Tadeu, Natalia Solano, de 22 anos, viu no curso uma chance de ajudar mais em situações extremas. “Acho incrível o trabalho da equipe de enfermagem, de médicos. Todos eles encaram a pandemia de forma muito bonita”, afirma a jovem, que iniciou a graduação no meio de 2020. Natalia já atua como técnica em enferma- gem em uma clínica, mas almeja conseguir cargos mais especializados.
“Olho e penso que, com certeza, gostaria de estar no lugar dessas pessoas, encarar o que en- caram, mesmo com todo o medo e insegurança”, diz.
Fonte: https://www.estadao.com.br/