Atenção à Pessoa com Síndrome de Down é tema de curso oferecido pelo Ministério da Saúde
Treinamento abordará particularidades e características da síndrome e será ministrado em parceria pela UNASUS e a Universidade Federal do Maranhão
Para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down, em 21 de março, o Ministério da Saúde oferece um Curso de Capacitação de Atendimento e Cuidados ao Portador de Síndrome de Down direcionado aos profissionais de saúde. O curso será gratuito e online com metodologia autoinstrucional, ou seja, guiado pelo próprio aluno.
O coordenador geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Angelo Roberto Gonçalves, explica que o objetivo do treinamento é conhecer as particularidades e características da Síndrome de Down e entender a atuação da Rede de Atenção à Saúde voltada para as pessoas com deficiência nesse contexto, além de capacitar o aluno a atender corretamente esse público-alvo.
“No SUS, a pessoa com Síndrome de Down é atendida em todos os ciclos de vida, do nascimento até a fase idosa. O acolhimento é feito através das políticas de atenção básica, da política da criança e adolescente e do adulto, dentro da integralidade que ela precisa”, esclarece.
Caso a pessoa necessite de alguma adaptação ou tratamento mais específico, a família deve procurar o pediatra em uma Unidade Básica de Saúde. O profissional, por sua vez, encaminha o paciente para a rede de cuidado da pessoa com deficiência ou para atenção especializada.
“O pediatra dá o diagnóstico através de exame laboratorial ou por exames de evidências clínicas. Depois, a criança é encaminhada para a rede de cuidado da pessoa com deficiência e, a partir daí, pode ser atendido em um dos centros especiais de reabilitação do Ministério da Saúde”, explica Angelo. Atualmente, o Brasil conta com 266 Centros Especializado em Reabilitação, espalhados por todas as regiões do país.
Angelo também destaca as conquistas do portador de Síndrome de Down no Brasil. “O principal fator é o atendimento precoce que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, desde o nascimento até a fase de criança, adolescente, adulto e idoso da pessoa”, pontua.
CENTROS DE REABILITAÇÀO
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) está inserido na Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. As unidades fazem parte da rede de cuidado da pessoa com deficiência do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção Especializada e está presente em todas as regiões de saúde do país no formato de modalidades – no caso, visual e auditiva, intelectual e física.
SOBRE O CURSO
A capacitação é fruto da parceria entre a Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (CGSPD/DAET/SAES/MS) e da Universidade Aberta do SUS e Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA).
Com carga horária de 30 horas, o curso é totalmente gratuito, disponibilizado na modalidade a distância e com metodologia autoinstrucional. Entre as temáticas abordadas estão: Definição da Síndrome de Down (SD); Classificação para a SD (CID e CIF); Diagnóstico clínico; Momento da notícia de suspeita ou diagnóstico de SD; Atenção à saúde das pessoas com SD: zero a 2 anos; 2 a 10 anos; 10 a 19 anos; adulto e idoso; Reabilitação.
Para realizar sua inscrição acesse: https://saiteava.org/course/view.php?id=25&page=introduction
Fonte: https://www.gov.br/saude