Curso gratuito capacita médicos para atuarem nas UTI
Aulas foram desenvolvidas para médicos não intensivistas atenderem casos graves de covid-19
Para instruir e capacitar o maior número de profissionais da saúde no atendimento de pacientes graves com covid-19, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a Associação Médica Intensiva Brasileira (AMIB) e a Sociedade Brasileira de Anestesiologistas (SBA) disponibilizaram cursos onlines gratuitos para atuação no enfrentamento à pandemia. A medida beneficiará o atendimento e a assistência nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, iniciativas como essas fortalecem o combate à pandemia no Brasil. “Quero reforçar, em nome do Ministério da Saúde, o nosso agradecimento a todos os profissionais que estão nessa luta contra a covid-19, se expondo todos os dias com a missão de cuidar e de salvar vidas”.
Com o crescimento de casos de covid-19 e a necessidade de mais profissionais para atuarem em UTI, a AMIB criou o Projeto Covid-19 Online. O curso é coordenado pelo médico intensivista Afonso Celente, além de outros médicos experientes com mais de 15 anos de atuação em UTI, para dar o atendimento online a médicos que estão na linha de frente no combate à pandemia.
Segundo a presidente da AMIB, Suzana Lobo, a associação tem trabalhado incansavelmente para gerar conteúdo científico e de educação médica que faça a diferença para o profissional que está na linha de frente do combate à pandemia. “Todo e qualquer esforço é válido, quando sabemos que podemos salvar vidas. Temos o orgulho de poder oferecer esses cursos gratuitamente para todos os profissionais, intensivistas ou não, elaborado pelos renomados e experientes intensivistas da AMIB”, afirmou.
O curso foi desenvolvido pelos médicos palestrantes e professores da AMIB. São 25 aulas direcionadas a todos os profissionais da saúde com a finalidade de instruir e capacitar ao manejo do paciente diagnosticado com covid-19. As aulas são online para médicos não intensivistas atuarem em UTI. Os conteúdos foram produzidos em parceria com anestesiologistas que possuem expertise em UTI. Os profissionais de saúde interessados podem se inscrever no curso por meio do link: https://covid19webmeeting.com/.
Outra iniciativa que irá aprimorar o trabalho de anestesiologistas nas UTI Covid-19 está em andamento pela Sociedade Brasileira de Anestesiologistas (SBA). São 11 tutoriais em vídeo com informações úteis e dicas práticas sobre rotinas de UTI. Os temas incluem a abordagem inicial dos pacientes, a comunicação com os familiares, técnicas de tratamento e as rotinas e prescrição em terapia intensiva.
Para o diretor presidente da SBA, Augusto Key Karazawa Takaschima, a entidade se sente honrada em auxiliar a todos os profissionais da saúde na capacitação do atendimento aos pacientes com covid-19. “Neste momento de desafio, juntamos nossos esforços para superar as limitações de recursos materiais e humanos. Estamos certos de que, mais do que nunca, ter informação disponível na forma de tutoriais pode auxiliar a salvar vidas”, destacou.
Para outras informações, clique aqui.
Fonte: https://www.gov.br/saude