O Ciência é Tudo faz uma homenagem às mulheres e meninas cientistas
Conheça as mulheres inspiradoras que abriram caminhos da área
O Ciência é Tudo faz uma homenagem às mulheres cientistas. As mulheres são maioria nas universidades brasileiras e estudos indicam que elas produzem cerca de 70% de toda produção científica do país. No entanto, elas ainda são minoria nos níveis mais altos da carreira e em cargos de liderança.
O programa conta a história de mulheres inspiradoras que, apesar das dificuldades e preconceitos, abriram os caminhos da área no passado e seguem fazendo a diferença nos dias atuais. No programa, a premiada física Marcia Barbosa e a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Fernanda de Negri analisam a presença feminina na ciência no Brasil.
O Ciência é Tudo dedica um olhar também às mulheres negras na academia. Elas representam apenas 3% das doutoras do país e, neste episódio, serão representadas por meio da história de Sonia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira a se tornar doutora em Física e professora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
O programa traz ainda as mulheres que ajudaram a desenvolver as grandes descobertas e conquistas da astronomia, além de iniciativas para incentivar meninas a seguirem carreira na área das ciências. O episódio traz também informações sobre o site Mulheres na Ciência (https://mulheresnaciencia.com.br/), que tem o objetivo de divulgar o trabalho e os feitos de mulheres neste campo.
O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil e do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Sobre o programa
Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na nossa vida diária, além das novidades sobre investimentos e políticas públicas na área. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Comandado a partir da segunda temporada pela apresentadora Karina Cardoso, o programa está mais dinâmico e com novos quadros, dando continuidade à missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.
Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado. A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.
Fonte: TV Brasil / EBC
Fonte: https://www.gov.br/mcti