Saúde inaugura ponto de vacinação noturno
Unidade é uma parceria com as Forças Armadas, está montada na Praça dos Cristais e funcionará de 18h às 23h
A Secretaria de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (03) a vacinação contra a Covid-19 no período noturno. Um ponto drive-thru foi montado na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, e atenderá a população entre as 18 e as 23 horas durante todos os dias, incluindo sábados e domingos.
Podem comparecer ao posto para receber a vacina contra a Covid idosos acima dos 60 anos e profissionais das Forças de Segurança e Salvamento que já tenham realizado agendamento pelo site. O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, participou da inauguração da nova base de vacinação. Para ele, essa parceria com as forças armadas significa um importante reforço à vacinação contra a Covid-19 no DF.
“Estamos abrindo um horário diferenciado de atendimento. O local está muito bem organizado e sinalizado. Esperamos que isso dê conforto às pessoas que irão receber a vacina, assim como muita segurança, tanto para aqueles que vão ser vacinadas quanto para quem está vacinando. É muito bem-vinda esta parceria com as forças armadas”, afirma Osnei.
A base surge para prevenir as dificuldades de horário que os grupos prioritários possam ter para buscar a vacinação. Para esta semana, é esperado que o ponto aplique aproximadamente 5 mil doses. O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) é quem prestará o apoio logístico ao drive, tanto no armazenamento de doses sobressalentes, quanto no eventual reabastecimento de vacinas.
“Estamos fazendo um sistema de cobertura vacinal campanhista. Essa parte dos imunobiológicos tem toda uma atenção quanto à garantia de qualidade do insumo, que tem algumas horas para ser utilizado. Nós vamos mandar as doses para o hospital, e os militares, na medida em que sentirem que está faltando ou sobrando, fazem a comunicação direta com o hospital militar”, explica o subsecretário de Vigilância Epidemiológica, Divino Valero.
No drive-thru da Praças dos Cristais, a imunização fica à cargo dos próprios militares, que receberam treinamento de manuseio e aplicação das vacinas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
A 3º Sargento do Exército, Bruna Andrieli, se diz honrada em poder participar desta missão histórica. “Estar na linha de frente aqui é uma honra, um prazer mesmo, estar habilitada para poder vacinar. Tantas pessoas que precisam estar vacinadas; e fazer parte deste momento vai ser muito importantes para a minha carreira”, afirma Bruna.
Fonte: http://www.saude.df.gov.br