Saúde apresenta funcionalidades para facilitar o processo de vacinação contra a Covid-19
Equipe do DATASUS esteve nos municípios de Magé e Mesquita (RJ) para apresentar Carteira de Vacinação Digital e tratar do funcionamento do sistema de registro das vacinas
Monitorar in loco o funcionamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e apresentar a Carteira de Vacinação Digital do Ministério da Saúde. Esses foram os objetivos da visita de uma comitiva do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) aos municípios de Magé e Mesquita, no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de abril.
Na cidade de Magé, a equipe esteve na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Guarani I e Buraco da Onça, ambas situadas em bairros densamente povoados e distantes do centro. Durante a visita, os representantes do Ministério acompanharam de perto o processo de vacinação e de registro de doses no sistema, além de demonstrarem a possibilidade de utilizar a plataforma a partir de um dispositivo móvel, em caso de queda no fornecimento de energia na USF.
O diretor do DATASUS, Jacson de Barros, reuniu-se com o prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb, quando apresentou novas soluções de tecnologia desenvolvidas pelo departamento para apoiar iniciativas locais de saúde, além de ações para incentivar a informatização das unidades de saúde de atenção primária nos municípios, com apoio financeiro do Ministério da Saúde.
CARTEIRA DIGITAL
No encontro, também foi apresentado o módulo Carteira de Vacinação Digital, do aplicativo Conecte SUS Cidadão. Por meio dele, os usuários terão acesso às informações sobre vacinas aplicadas e, no caso da imunização contra o novo coronavírus, será possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação – Covid-19. “Automaticamente, após aplicada a segunda dose e o registro estiver integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), vai estar disponível no celular do cidadão o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19”, ressaltou Barros. Outra funcionalidade que deve facilitar o processo de vacinação é a Valida QRCode, que permitirá a leitura off-line de um QRCode exibido no Cartão Nacional de Saúde (CNS) – módulo que está em fase final de implementação no Conecte SUS.
Em Mesquita, a equipe do DATASUS encontrou-se com representantes da prefeitura e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF), maior consórcio de saúde do Brasil em termos de população abrangida, composto por 11 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
O diretor do DATASUS detalhou os recursos de Tecnologia da Informação utilizados no enfrentamento à pandemia e citou os benefícios de sistemas como e-SUS Notifica, SI-PNI e Conecte SUS, bem como o monitoramento da atuação de estados e municípios.
As dificuldades com as ferramentas do governo federal relatadas pelas gestões locais foram registradas e serão analisadas pelas equipes técnicas para o fornecimento de soluções.
Fonte: https://www.gov.br/saude