RedeVírus MCTI discute novas ações de pesquisa para o enfrentamento à Covid-19
Secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI se reuniu com pesquisadores e especialistas que compõem o comitê
Em reunião nesta quarta-feira (16), o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, e pesquisadores do Comitê de Especialistas e Assessoramento da RedeVírus MCTI se reuniram e intensificaram uma nova etapa de discussão e trabalhos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
No encontro, foram apresentadas as principais ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no combate à pandemia promovidas pela Rede Vírus MCTI, ao longo do ano de 2020 e no primeiro semestre deste ano. O secretário ressaltou e agradeceu a importância do grupo de especialistas.
“Decisões estratégicas importantes foram tomadas pelo comitê, como as ações de suporte, sequenciamento, diagnóstico, medicamentos e reposicionamento de fármacos, vacinas, os ensaios clínicos e os e impactos sociais e econômicos e prospecção de cenários. Estas foram as principais ações voltadas ao combate à Covid-19”, descreveu.
A reunião também teve como objetivo definir quais serão os próximos passos e ações da RedeVírus MCTI no enfrentamento da pandemia. “Nesse momento temos as Redes montadas e estruturadas, como as redes de sequenciamento genômico, diagnósticos, vacinas, vigilância ambiental e monitoramento de águas residuais, entre outras. Precisamos mantê-las e para isso é necessária a deliberação do Comitê de Especialistas”, ressaltou.
Como resultado da reunião, ficou acertado que as atividades essenciais já estruturadas nas diversas redes da RedeVírus MCTI sejam mantidas. Novas linhas de pesquisas, por serem prioritárias nessa etapa de pandemia, foram propostas pelo Comitê e serão em breve divulgadas pelo ministério.
RedeVírus MCTI
É um comitê que reúne especialistas, representantes de governo, agências de fomento do ministério, centros de pesquisa e universidades com o objetivo de integrar iniciativas em combate a viroses emergentes. Criada pela portaria MCTIC nº 1010/2020, funciona como um comitê de assessoramento estratégico que atua na articulação de laboratórios de pesquisa, com foco na eficiência econômica e na otimização e complementaridade da infraestrutura e de atividades de pesquisa que estão em andamento, em especial com o coronavírus. O Comitê da RedeVírus MCTI conta pesquisadores especialistas de várias instituições de pesquisa renomadas como a Fiocruz, Butantan, USP, Unicamp, UFMG, UFC, CNPEM/LNBio/MCTI, UFRJ, dentre outras.
Fonte: https://www.gov.br/mcti