Ministério da Saúde envia vacinas Covid-19 para atender 100% dos grupos prioritários
A partir desta quinta-feira (8), estados e Distrito Federal recebem novos lotes das vacinas da Pfizer e da Coronavac
Todos os 28 grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foram atendidos com ao menos uma dose dos imunizantes. O marco foi atingido nesta quinta-feira (8), com o início da distribuição de mais 3,3 milhões de doses de vacinas Covid-19, que serão entregues em até 48 horas em todo o Brasil.
Os 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech são destinadas para primeira dose de trabalhadores industriais e pessoas de 55 a 59 anos, fora dos grupos prioritários.
As cerca de 937 mil doses da Coronavac/Butantan também serão destinadas para a primeira e segunda dose da população em geral de 55 a 59 anos e para vacinação de 100% dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos. Com isso, todos os grupos prioritários definidos inicialmente para a campanha.
Outras categorias, como a dos bancários e dos trabalhadores dos Correios, serão incluídas no roll de grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 a partir da semana que vem.
A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado, que é de 12 semanas para a vacina da Pfizer e 4 semanas para a vacina do Butantan.
As orientações de vacinação e a divisão das doses por unidade da Federação estão no 27º informe técnico.
Pátria Vacinada
Até agora, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e Distrito Federal cerca de 144 milhões de doses de vacinas Covid-19. Mais de 110 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que metade da população-alvo da campanha já recebeu a primeira dose e 18% dos brasileiros já estão totalmente imunizados.
Fonte: https://www.gov.br/saude