MEC lança Programa de Inovação da Educação em Saúde – PIES
A iniciativa foi criada devido à necessidade de orientar a formação dos profissionais da saúde para os desafios provenientes da indústria 4.0
Orientar a comunidade acadêmica no desenvolvimento e implementação de projetos de inovação incremental, de maneira a ampliar os programas, as diretrizes, as políticas e as ações pedagógicas de competência da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde – DDES/SESu, oportunizando à comunidade acadêmica uma formação em saúde voltada para o futuro. Este é o principal objetivo do Programa de Inovação da Educação em Saúde – PIES, iniciativa do Ministério da Educação – MEC, lançada no último dia 5/7, por meio de videoconferência, onde o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, apresentou o programa no painel sobre “Inovação no Governo e no Setor Público: desafios e implicações”.
O programa contribuirá para a formação dos profissionais da saúde, para que estejam alinhados às demandas e exigências do desenvolvimento nacional no contexto nacional e internacional. Ademais, esta é uma ação na qual entidades públicas e privadas podem fortalecer possíveis parcerias, podendo ser hospitais, centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, órgãos e institutos de fomento à inovação.
O projeto está dividido em quatro eixos principais, são eles: Eixo 1 – Comunicação e Marketing; Eixo 2 – Inovação Organizacional; Eixo 3 – Soluções Tecnológicas 4.0; e Eixo 4 – Fortalecimento das Relações e Parcerias Institucionais.
É importante destacar que, para cada eixo estratégico foi elaborado um projeto que será responsável pelas práxis: Eixo 1, o projeto “Comunica DDES”; Eixo 2, o projeto “Eu inovo, tu inovas”; Eixo 3, o projeto “Desafios da Educação em Saúde 4.0”; e Eixo 4, o projeto “Parcerias Pró Educação em Saúde”.
No momento, estão em execução os projetos dos eixos 1 e 2, que têm como intuito a formação da equipe e a criação de soluções tecnológicas, com o apoio dos colaboradores, gerando engajamento e valor, ao passo em que se implementa uma cultura de inovação organizacional.
Para executar o projeto, serão realizadas webinars, colab talks, workshops, visando às ações inovadoras que impactem positivamente e desenvolva as soft skills.
Em breve a DDES dará início ao projeto eixo 3, e a expectativa é de que em alguns meses as ações de parceria possam ser iniciadas por meio do projeto do eixo 4.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SESU
Fonte: https://www.gov.br/mec