ISMEP passa a coordenar novo Fórum para Ensino e Pesquisa da ANAHP
Objetivo é fomentar a troca de conhecimento e promover a defesa de direitos da categoria perante ao poder público. Formalização ocorreu no último dia 25 de agosto
O Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP) passa a fazer parte do recém criado Grupo de Trabalho de Ensino e Pesquisa (GTEP), da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). O grupo reúne os mais renomados institutos de ensino e pesquisa na área da saúde do país, bem como diversos hospitais de excelência. O GTEP será coordenado pelo ISMEP, instituição pertencente ao Grupo Santa Marta, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (SP).
A constituição deste fórum especializado em ensino e pesquisa surgiu a partir de uma iniciativa do próprio ISMEP. Após identificar a necessidade da criação de um grupo de trabalho específico para a temática, o instituto fomentou sua idealização junto à ANAHP — entidade que congrega, entre os hospitais a ela filiados, alguns dos principais institutos de ensino e pesquisa na área da saúde, como o ISMEP.
“No início deste ano, provocamos a ANAHP sobre a importância de ter um grupo especializado em ensino e pesquisa no Brasil. A ideia foi aceita e alguns hospitais manifestaram o seu interesse em participar. Prontamente foram feitos os alinhamentos necessários para sua aprovação pelo Conselho da ANAPH e sua instalação formal, que ocorreu no último dia 25 de agosto”, explica Clovis Queiroz, Diretor Executivo do ISMEP e um dos Coordenadores do Grupo de Trabalho de Ensino e Pesquisa da ANAHP.
De acordo com Antônio Britto, Diretor-executivo da ANAHP, o objetivo do GTEP é criar um espaço para facilitar a troca de experiências por meio de trabalhos colaborativos e realização de eventos. Outra meta é fomentar a defesa, perante aos legisladores e ao poder executivo, de melhores condições para o exercício de atividades relacionadas à área da saúde.
“Desejamos que o GTEP se transforme em um foro de troca de experiências e que ajude a ANAHP a contribuir com as autoridades e os demais segmentos de saúde”, reforça Antônio Britto. “A pandemia mostrou a importância da pesquisa e de profissionais de saúde bem informados e treinados”.
Clovis Queiroz completa que outra importante finalidade do fórum será organizar um evento simultâneo para discussão de ensino e pesquisa durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP) em 2022, a fim de discutir desafios e melhorias para a saúde brasileira por meio do desenvolvimento e do fomento da ciência em saúde.
“Também temos o desejo de fomentar parcerias entre os membros do GTEP para que os médicos residentes possam passar determinados períodos em hospitais associados da ANAHP. A ideia é que os profissionais convivam em cenários diferentes e tenham ainda mais experiência em suas áreas de atuação”, detalha Clovis Queiroz.