Prorrogadas inscrições para edital inédito voltado aos preceptores em programas de residência
Interessados podem fazer as inscrições até o dia 29 de setembro
OMinistério da Saúde prorrogou até o dia 29 de setembro o prazo de inscrição para o edital inédito voltado para a seleção de coordenadores de Comissão de Residência Médica (COREME) e de coordenadores de Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), que estejam no exercício da atividade de preceptoria em programas de residência, interessados em participar do curso “Capacitação em Gestão de Programas de Residências em Saúde”. A portaria que autoriza a prorrogação foi publicada na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial da União.
O profissional que atender a todos os critérios estabelecidos no edital fará jus ao recebimento de um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1,5 mil, pelo período de seis meses. Esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), no escopo do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, em atenção aos eixos Ofertas Educacionais e Valorização Ensino-Assistencial.
Serão 1.700 vagas para o curso “Capacitação em Gestão de Programas de Residências em Saúde”, ofertado pelo Hospital do Coração do Brasil (Hcor). A capacitação é dividida em três módulos, contemplando conhecimentos e práticas em gestão de programas de residências em saúde, e um módulo transversal, com ações educacionais orientadas à construção de um plano de intervenção. A carga horária é de 120 horas, com prazo de seis meses para conclusão.
Os conteúdos, a carga horária, o cronograma, o monitoramento e a avaliação das atividades do curso, que inclui a elaboração e entrega de dois produtos, serão definidos pela instituição responsável pelo curso, observadas as diretrizes legais do Sistema Único de Saúde e do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.
Critérios
Podem aderir ao edital os profissionais que atendam aos seguintes requisitos:
– Exercer atividade de coordenador em COREME ou COREMU no âmbito das instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde ou ao Ministério da Educação, das instituições públicas municipais, estaduais ou distritais, ou das instituições privadas sem fins lucrativos.
– Exercer atividade de preceptoria em programas de residência, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS).
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Portal Registra-RH Saúde: https://registra-rh.saude.gov.br/
No caso de impedimento do coordenador, o vice coordenador que esteja no exercício da atividade de preceptoria está apto aos critérios de admissibilidade do edital, desde que sejam respeitados os demais itens do certame.
O edital prevê o limite máximo de um (1) candidato por Comissão de Residência Médica e um (1) candidato por Comissão de Residência Multiprofissional.
O resultado final será divulgado no dia 14 de outubro.
Fonte: https://www.gov.br/saude