OMS lança terceira edição do festival de curtas-metragens Saúde Para Todos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a terceira edição da convocatória de curtas-metragens do Festival de Cinema Saúde para Todos. As duas primeiras edições demonstraram sua relevância para a promoção e educação em saúde e renderam ótimos candidatos e vencedores.
A terceira chamada para curtas-metragens (de três a oito minutos de duração) abre nesta quinta-feira, 28 de outubro de 2021, e se encerrará em 30 de janeiro de 2022. A OMS convida cineastas independentes, produtoras, emissoras, instituições públicas, ONGs, comunidades, estudantes de escolas de saúde pública e cinema de todo o mundo para enviar seus filmes originais.
Os prêmios da OMS para os filmes vencedores ajudaram a aumentar a conscientização e o apoio sobre algumas questões-chave de saúde. Com uma média de 1.250 inscrições por ano de 110 países, também provou ser uma ferramenta global útil para uma grande variedade de expressões sobre as preocupações com a saúde das pessoas.
“A pandemia de COVID-19 é um poderoso lembrete de que quando a saúde está em risco, tudo está em risco”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Em dois anos, o Festival de Cinema da OMS Saúde para Todos se tornou uma plataforma incrível para contar histórias poderosas de maneiras poderosas sobre pessoas em todo o mundo que enfrentam desafios de saúde de todos os tipos e pessoas que dedicam suas vidas à defesa da saúde. Mal posso esperar para ver as inscrições deste ano e estou ansioso para outro Festival de Cinema de Saúde para Todos de sucesso este ano, e muitos mais por vir.”
Uma nova série com cerca de 65 curtas-metragens será apresentada ao público em abril de 2022 por meio do canal da OMS no Youtube e pelo link www.who.int/film-festival.
A OMS também está convocando pelo menos seis distintos profissionais, artistas e ativistas para se juntarem ao próximo júri de seu festival de cinema em março de 2022. Sharon Stone, aclamada atriz dos EUA e defensora pública de muitas questões humanitárias e de saúde, já aceitou fazer parte deste futuro júri. Eles atuarão como consultores externos do giretor-Geral da OMS. Este júri também será composto por três especialistas seniores da OMS: Ren Minghui para a categoria Cobertura Universal de Saúde da competição; Maria Van Kerkhove para a categoria de emergências de saúde; e Hanan H. Balkhy para melhor saúde e bem-estar.
Três grandes prêmios serão anunciados em maio de 2022, um para cada categoria principal. A OMS também planeja conceder três prêmios especiais para um filme produzido por estudantes, um filme de inovação em saúde e um filme sobre reabilitação.
“Contar histórias é um envolvimento entre as pessoas. Não é apenas alguém fazendo um filme, é alguém assistindo a um filme”, afirmou o diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, Mike Ryan, jurado do festival de cinema em 2021. “É exatamente assim que a OMS deveria estar se transformando: transformando como nos envolvemos o mundo e este festival é apenas um exemplo de como podemos mudar nossa mentalidade.”
Para mais detalhes sobre a chamada, os prêmios, as seleções oficiais anteriores, as composições do júri e mais informações, visite o site multilíngue do festival.
Fonte: https://www.paho.org