Política Nacional de Promoção da Saúde completa 15 anos com seminário comemorativo
De 16 a 25 de novembro serão realizadas uma série de atividades, palestras e debates sobre o tema. Inscreva-se
A ampliação e o fortalecimento das ações de promoção da saúde nos serviços e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) estão entre as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que completa 15 anos em 2021. A data será marcada por uma série de atividades, palestras e debates sobre o tema.
As ações terão a participação dos secretários de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, e de Atenção Primária, Raphael Câmara, que integram a estrutura do Ministério da Saúde. O objetivo é apresentar e debater as iniciativas estratégicas desenvolvidas a partir da política ao longo desse tempo, além de valorizar e dar visibilidade às ações de promoção da saúde desenvolvidas em todo o Brasil.
O Seminário de Comemoração dos 15 anos da PNPS apresentará informações e descobertas realizadas em diferentes contextos, que impactam no cotidiano e na realidade mediante às necessidades de cada território. Serão abordadas estratégias que têm o objetivo de promover a saúde da população, buscar melhores condições e modos de viver, tanto na saúde individual quanto coletiva, e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.
Realizado nos dias 16, 17, 18, 23 e 25 de novembro, o evento contará com a participação de estados, municípios e sociedade civil para reflexões e balanços nas perspectivas relacionadas à promoção da saúde no âmbito da atenção primária e da vigilância em saúde. Serão apresentadas experiências exitosas e boas práticas em promoção da saúde realizadas em diversos territórios brasileiros. Voltado para profissionais da saúde, gestores e sociedade, o seminário será transmitido pela plataforma Zoom, com acesso por aqui.
Os temas abordados serão os seguintes:
• Promoção da Saúde no Brasil;
• Gestão de Políticas e Planos de Promoção da Saúde;
• Estratégias para Municípios e Cidades Saudáveis;
• Promoção do Autocuidado;
• Cuidado em Rede e Promoção da Saúde;
• Intersetorialidade e seu Papel Central na Promoção da Saúde;
• Promoção da Saúde em Tempos de Pandemia da Covid-19;
• Promoção da Saúde e Prevenção e Controle do tabagismo;
• Estratégia de Monitoramento das Ações de Promoção da Saúde do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças e Agravos não Transmissíveis, Brasil- 2021-2030;
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Caminhos para a Construção Integrada da Agenda 2030 no país na Perspectiva da Promoção da Saúde;
• Vigilância de DANT Integrada: Discutindo Possibilidades para uma Inovação na Gestão em Saúde: Construa Conosco essa Proposta;
• Ruas Completas como Estratégia de Promoção da Saúde no Trânsito.
Acesse a programação neste link. E para garantir sua vaga, inscreva-se no webinar.aids.gov.br.
Link: https://egestorab.saude.gov.br/image/?file=20211112_N_Programacao10.11_652236063170323648.pdf
PNPS
Entre as iniciativas de promoção da saúde realizadas pelo ministério estão o repasse de recursos para Estados, Distrito Federal e municípios para a implementação programas como o Vida no Trânsito, Saúde na Escola, Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade (Proteja) e Academia da Saúde. Além disso, foram realizados o monitoramento das ações de Promoção da Saúde por meio do Plano de Ações estratégicas para Enfretamento e por inquéritos de fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis (Vigitel), Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), realizada a cada três anos, e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), com recente edição realizada em 2019, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde.
Com a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) há dois anos, foi criado, também, o Departamento de Promoção da Saúde (Depros), sendo uma de suas competências orientar e coordenar a Política Nacional de Promoção da Saúde. Com o intuito de orientar a gestão e equipes da unidades básicas de saúde, o Depros lançará, neste seminário, o documento “Recomendações para a Operacionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde”.
No contexto da pandemia de covid-19, foram realizados repasses financeiros específicos para o fomento de ações de promoção da saúde e apoio aos gestores por meio de reuniões virtuais e webinários. Além disso, foram repassados mais de R$ 200 milhões para estados e municípios, com o intuito de fortalecer a atenção precoce às pessoas com obesidade, diabetes mellitus, e hipertensão arterial sistêmica na APS no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) decorrente da pandemia do novo coronavírus.
Fonte: https://www.gov.br/saude