Abertas inscrições para curso de especialização em preceptoria de residência médica
Com 400 vagas, iniciativa faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, do Ministério da Saúde
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados no curso gratuito de “Especialização em Preceptoria de Residência Médica”. As 400 vagas, oferecidas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), são parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.
O hospital em que serão oferecidas as vagas integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). As inscrições podem ser realizadas até as 16 horas de 30 de novembro de 2021.
Serão selecionados profissionais médicos que comprovem o exercício de atividade de preceptoria, supervisão ou coordenação, em Programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Eles também devem ser atuantes no sistema público ou privado sem fins lucrativo.
Para participar, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem e fazer o cadastro, simples e rápido.
Saiba mais sobre o curso
O curso é composto de quatro módulos tele presenciais (aulas remotas com características de educação a distância), que deverão ser concluídos no prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. O início está previsto para 20 de janeiro de 2022. A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo 223 horas de atividades síncronas (60%) e 137 horas de atividades assíncronas (40%).
Conheça os módulos:
- Módulo 1 – Metodologias de ensino no ambiente de trabalho; Disciplina: Avaliação cognitiva e psicomotora de residentes; Objetivos educacionais do residente;
- Módulo 2 – Habilidades relacionais na assistência; Elaboração de currículos para residências; Preceptor como pesquisador;
- Módulo 3 – Habilidades relacionais no ensino; Avaliação atitudinal de residentes; Ensino baseado em projetos;
- Módulo 4 – Metodologias de ensino em ambientes teóricos; Educação Continuada e Comunidades de práticas; Preceptor como facilitador de pesquisa.
Devido a situação de pandemia, com restrição da mobilidade, não acontecerá encontro presencial no curso, enquanto vigorar a legislação que autoriza e orienta o ensino superior a adaptar as atividades presenciais.
Fonte: https://www.gov.br/saude