Baiana que sequenciou genoma do novo coronavírus vence Prêmio Capes de Tese
A biomédica Jaqueline Goes, conhecida por coordenar a equipe que sequenciou o genoma do SARS-CoV-2 em 48 horas, recebeu o Prêmio Capes de Tese
A baiana Jaqueline Goes, coordenadora da equipe que sequenciou em 48 horas o genoma do SARS-CoV-2 no início da pandemia no Brasil, foi a ganhadora do Prêmio Capes de Tese de 2020.
Jaqueline ganhou na categoria Medicina II. O prêmio é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O estudo premiado de Jaqueline aborda os principais vírus que assolam o território brasileiro na atualidade e também realiza a identificação genética de organismos com maior potencial de causar epidemias, como zika e febre amarela.
Com o título ‘Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e reemergentes’, o trabalho buscou compreender a origem, o processo de introdução no país e o modo de dispersão da família de vírus transmitidos por mosquitos, os arbovírus.
Na pesquisa, Jaqueline estudou e acompanhou casos desses vírus pelo país para tentar prever a ocorrência de novos surtos.
Jaqueline, que já fez estágio de pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo pela USP, defendeu que o conjunto de informações sobre o DNA de cada um dos micro-organismos pode ajudar o sistema de saúde e a ciência a entenderem o vírus.
Entre as questões que poderiam ser respondidas estão: a forma de dispersão entre a população, a taxa de transmissão, as mutações que o vírus já sofreu, e a dinâmica de sua ação sobre os indivíduos.
O efeito mais prático da tese será contribuir com o setor público de saúde, mostrando como atuar em futuras epidemias.
Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI), pela Fiocruz da Bahia, Jaqueline desenvolve toda a sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Patologia (PGPAT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O Prêmio Capes de Tese 2020 foi concedido às melhores teses de doutorado defendidas em 2019.
Fonte: https://observatorio3setor-org-br.cdn.ampproject.org/