Boletim feito em parceria com Ministério da Saúde ensina como prestar melhor cuidado a pacientes com doenças respiratórias crônicas
Publicação apresenta recomendações para prevenir falha no manuseio no uso de dispositivos inalatórios
Entre as principais recomendações apresentadas no Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais em 2021, está a necessidade de educar e treinar profissionais de saúde para que possam prestar o melhor cuidado aos pacientes com doenças respiratórias.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos, elaborou o boletim Prevenção de erros relacionados ao uso de dispositivos inalatórios em pacientes com doença respiratória crônica.
A publicação aborda os principais erros e as consequências do uso inseguro dos dispositivos inalatórios, buscando ampliar o conhecimento e preparo do profissional e do paciente. O domínio do uso dos dispositivos envolve a preparação, o manuseio adequado e a execução de uma técnica inalatória correta. O erro em qualquer um desses processos pode comprometer a administração pela via pulmonar.
Fonte: https://www.gov.br/saude