Brasil e OPAS lançam videoaulas para qualificar assistência à gestante e puérpera no contexto da pandemia de COVID-19
O Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram nesta quarta-feira (1) uma série de videoaulas para orientar profissionais de saúde sobre as melhores práticas de assistência a gestantes e puérperas no contexto da pandemia de COVID-19.
O material aborda temas como formas de transmissão, prevenção e uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI), inclusive com simulações de colocação e retirada de forma segura; fatores de risco e critérios de gravidade da gestante com COVID-19; diagnóstico laboratorial da doença; telemedicina na assistência à gestante e puérpera no contexto da pandemia; e assistência pré-natal.
As videoaulas também dão ênfase ao manejo das pacientes com COVID-19 em ambiente hospitalar e tratamento farmacológico, a recomendações para o manejo de gestantes com quadros graves de COVID-19, incluindo necessidade de ventilação invasiva e não invasiva, além de demonstração de técnica de pronação para gestantes intubadas.
Trazem ainda temas como vigilância do bem-estar fetal na gestante com COVID-19; contracepção em puérperas durante a pandemia; e cuidados para evitar a transmissão da COVID-19 durante o aleitamento materno, destacando os efeitos protetores da amamentação e do contato pele a pele.
As aulas foram produzidas com base no “Manual de Recomendações para a Assistência da Gestante e Puérpera Frente à Pandemia de COVID-19”, publicado em agosto de 2020 pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Clique aqui para acessar a lista com todas as aulas no canal da OPAS no YouTube.
Confira o trailer:
Fonte: https://www.paho.org