Brasil investiu pelo menos R$ 128 milhões em ações da Política Nacional de Promoção à Saúde no ano de 2021
Entre as ações estão as de combate à obesidade infantil, amamentação e o Programa Saúde na Escola
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, investiu pelo menos R$ 128 milhões em ações da Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS) no ano de 2021. O levantamento foi feito pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). O investimento fortaleceu o Sistema Único de Saúde (SUS) no estímulo à amamentação, no combate à obesidade infantil e na execução das ações do Programa Saúde na Escola.
Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja); a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB); o Programa Crescer Saudável; o Programa Saúde nas Escolas (PSE) são algumas das políticas de promoção à saúde desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa prova a preocupação do Governo Federal em promover ações estratégias e programas que fortaleçam as ações da Pasta nos estados, Distrito Federal e municípios, beneficiando todos os brasileiros. Em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (6), o Ministério reforça a importância da PNPS por meio de ações que melhorem a assistência na ponta.
Para a diretora do departamento de promoção à saúde (Depros/Saps/MS), Juliana Rezende, a promoção da saúde é um conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade com uma responsabilidade compartilhada entre governos, comunidade, grupos, profissionais de saúde e instituições prestadoras de serviços, respeitando fatores culturais e necessidades individuais e comunitárias.
“Promover a saúde não é só melhorar nossa condição de saúde, mas também melhorar nossa qualidade de vida e bem-estar. É necessário o comprometimento para a construção de políticas saudáveis e ambientes favoráveis para a saúde de todos os brasileiros, por meio de uma proposta de reorientação dos serviços de saúde”, enfatizou a diretora do departamento de promoção à saúde.
Covid-19
Durante a pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde lançou recomendações para a operacionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde. A proposta foi definir recomendações obtidas por meio de consenso de especialistas vinculados à temática de promoção da saúde, seguida de consulta pública, e direcionadas a colocar em prática os princípios e as diretrizes da PNPS, nas diversas conjunturas e nos diferentes contextos em que venham a serem implementadas.
Fonte: https://www.gov.br/saude