Camem retoma visitas de monitoramento dos cursos de medicina
A Comissão é responsável por avaliar e monitorar os cursos de medicina das IES no âmbito da expansão de escolas médicas
Oano de 2020 trouxe grandes desafios para a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem), particularmente nas visitas “in loco”. Após um período sem realizar essas visitas devido aos riscos de contaminação por conta da Covid-19, a Camem, instituída pela Portaria MEC nº 306, de 26 de março de 2015, retoma as visitas de monitoramento dos cursos de medicina nesse mês de julho.
A Camem está presente no Brasil inteiro, e com seus 44 docentes em educação em saúde, a Comissão é responsável por avaliar e monitorar os cursos de medicina das Instituições de Ensino Superior no âmbito da expansão de escolas médicas, desenvolver indicadores, orientar a instituição em como ofertar cursos com qualidade satisfatória, além de contribuir no processo de autorização de novos cursos ou disponibilização de novas vagas conforme as medidas regulatórias da política de educação superior.
A última visita in loco da Comissão foi realizada em março de 2020, porém mesmo com o início da pandemia, houve uma preocupação em continuar prestando apoio às instituições federais conforme a necessidade definida pelos avaliadores, por isso, como protocolo, optou-se por seguir no formato virtual, permanecendo assim até então. Apesar dessa transição necessária, a Camem se adaptou muito bem e continuou colaborando fortemente para a qualidade do ensino.
Essa retomada das visitas às instituições públicas e privadas que tem dado seus primeiros passos, é muito aguardada já que as avaliações realizadas “in loco” são necessárias, segundo os normativos e formato de avaliação. Deste modo, a Camem cumpre seu papel institucional de contribuir com o desenvolvimento local e a adequação das escolas médicas até o reconhecimento dos cursos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu
Fonte: https://www.gov.br/mec