Campanha contra gripe: 25% dos brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários estão vacinados
Meta é atingir, pelo menos, 90% de cobertura vacinal até dia 3 de junho
Após um mês do início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, cerca de 25% do total de pessoas que devem ser vacinadas nas duas etapas da campanha receberam o imunizante, segundo informações enviadas pelas gestões municipais e estaduais ao Ministério da Saúde até essa quarta-feira (4). A meta é atingir, pelo menos, 90% de cobertura vacinal.
Simultaneamente à campanha contra a gripe, acontece, também, a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo. Até agora, 11,6% do público entre 6 meses e menores de 5 anos tomaram a vacina tríplice viral, ou seja, cerca de 1,7 milhão de crianças. A campanha, para esse público, começou no último sábado (30).
De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.
A segunda etapa da campanha nacional começou nesta segunda-feira (02) e vai até o dia 03 de junho em todo o País. Cabe ressaltar que idosos e trabalhadores de saúde que não se vacinaram na primeira etapa da mobilização serão atendidos na segunda fase.
Confira os grupos da 2ª etapa:
2ª etapa – de 02/05 a 03/06
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) – sarampo e gripe;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Vacinação de crianças
Para crianças de seis meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Fonte: https://www.gov.br/saude