Carro da Vacina ajuda a ampliar a cobertura vacinal no DF
Ação tem como objetivo universalizar o acesso a vacina em comunidades isoladas e com vulnerabilidades
Se parte da população tem dificuldades para chegar até a vacina, então a vacina vai até a rua delas. É essa a proposta do Carro da Vacina, iniciativa da Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura vacinal. Somente neste sábado (15), foram 267 doses aplicadas em comunidades do Sol Nascente, entre primeira dose, segunda dose e dose de reforço.
Uma delas beneficiou a aposentada Olívia Pereira, 87 anos. Acamada há oito meses após fraturar o fêmur, ela ainda não havia recebido a dose de reforço. A solução apareceu na porta de casa. “Meu plano era conseguir um carro para levar ela, mas isso aqui facilitou muito”, contou o genro, Valdemar de Moraes, 65 anos. Na chácara onde moram três idosos, completar o ciclo vacinal é motivo de comemoração. “Eu me sinto bem mais segura. Se der covid, vai ser mais fraca”, comemora a filha da dona Olívia, Catarina de Moraes, 63 anos.
O carro da vacina percorreu comunidades rurais na região oeste do Distrito Federal, entre Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente, e áreas urbanas com população socialmente vulnerável, onde às vezes falta até informação. O adolescente Fernando Nonato Reis, 17 anos, foi um exemplo. “Eu pensava que não podia me vacinar porque não tinha cartão de vacina”, justificou. A equipe a bordo do veículo entregou um novo cartão para o estudante, que finalmente recebeu sua primeira dose.
Entre cada parada, a presença do carro da vacina era anunciada com auxílio de um megafone. A rota foi traçada a partir de diálogo com líderes comunitários e representantes da sociedade civil, além da análise dos dados da vacinação. É utilizada a van do Consultório de Rua da Região de Saúde Oeste, com um banner que identifica o veículo como carro da vacina. No interior, há material necessário para aplicação da primeira, segunda ou dose de reforço dos imunizantes das marcas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech.
“Nós viemos com todo o aparato da vigilância epidemiológica para a porta dos moradores”, disse a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio. O foco da ação é “levar a vacinação a todos”, ressaltou.
Carro da vacina percorreu as ruas do Sol Nascente – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
Fonte: https://www.saude.df.gov.br