Dezessete estudos científicos estão em desenvolvimento no laboratório do hospital universitário do Governo Federal em Santa Catarina
Unidade laboratorial do HU-UFSC/Ebserh/MEC desenvolve investigações sobre infecção por bactérias, nutrição, diabetes, Covid-19, entre outras
A estrutura da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (Ulac) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh/MEC) está sendo utilizada, atualmente, para o desenvolvimento de 17 pesquisas, de acordo com dados divulgados pelo Setor de Gestão da Qualidade do laboratório. Entre os estudos em andamento estão trabalhos que envolvem diagnóstico da infecção por bactérias, percepção de risco de agentes de saúde, alterações metabólicas em casos de cirrose, nutrição, perfil laboratorial de pacientes, estudos sobre diabetes, Covid-19, entre outras.
De acordo com a técnica de laboratório do HU, Cristiane Mademann, que é integrante da equipe do Setor de Gestão da Qualidade do Ulac e gerencia as pesquisas na unidade, o laboratório é usado nessas pesquisas para a coleta de amostra biológica, análise (processamento) das amostras, acesso ao banco de dados (laudos e estatísticas, por exemplo) ou utilização do espaço físico (bancadas e equipamentos, por exemplo).
Desde 2019, o processo de cadastramento e análise de projetos de pesquisa é estruturado pela própria unidade em conjunto com a Gerência de Ensino e Pesquisa do HU. Com isso, é possível obter um controle do volume de pesquisas que utilizam a estrutura do laboratório. Nesse período, foram cadastradas na Ulac 34 pesquisas, sendo 15 em 2019, oito em 2020 e 11 neste ano. De acordo com o cronograma das pesquisas, 17 estão em andamento e as demais concluíram o trabalho voltado ao laboratório (sendo que algumas podem requisitar ampliação do prazo).
Confira a relação das pesquisas aqui.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh/MEC desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos das regiões quem que os hospitais estão inseridos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do HU-UFSC/Ebserh
Fonte: https://www.gov.br/mec