DF amplia vacinação ao imunizar crianças de 6 e 7 anos
Primeira dose da CoronaVac começou a ser aplicada, neste sábado (22), em menores sem comorbidades
A Secretaria de Saúde começou a vacinar contra a covid-19 crianças de 6 e 7 anos, na manhã deste sábado (22). A servidora pública Fabrícia Peixoto, 41 anos, levou os filhos gêmeos Davi e Gabriel, 6 anos, à Unidade Básica de Saúde 2, na Asa Norte, para os garotos ficarem protegidos da covid-19.
“Fiquei sabendo da vacina, hoje logo que acordei, pelo Instagram, e viemos super animados. As crianças estão com um pouquinho de medo, mas, vão se vacinar”, garantiu. Quem também aproveitou a oportunidade e levou a filha para ser vacinada foi a estudante Nathally Oliveira, 34 anos, mãe da pequena Beatriz Oliveira, 6 anos. “Uma amiga me avisou e viemos na mesma hora”, contou, com satisfação.
O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, conferiu o andamento da vacinação dos pequenos brasilienses e destacou a importância da campanha contra o novo coronavírus.
“Estou muito feliz por ver esse engajamento dos pais, levando seus filhos às UBS para receberem a vacina contra covid-19. Conversei com alguns nas filas e eles disseram estar satisfeitos por estarem vacinando suas crianças”, comentou.
O gestor da Pasta ainda ressaltou a importância das crianças estarem vacinadas no início do ano letivo. “Em breve as aulas começam de forma presencial e nossas crianças precisam estar, pelo menos, com a primeira dose. Depois, elas precisam retornar para completar o ciclo vacinal”, frisou.
DF amplia vacinação ao imunizar crianças de 6 e 7 anos – Foto: Sandro Araujo, Agência Saúde DF
O avanço da campanha foi possível após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso da vacina CoronaVac em crianças a partir dos 6 anos de idade. Com isso, essa vacinação foi incluída no Programa Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde na noite de sexta-feira (21). A vacina é a mesma utilizada em adultos, sem qualquer diferenciação na fórmula ou na dosagem. O DF possui mais de 500 mil doses da CoronaVac na Rede de Frio Central. De acordo com dados da Codeplan, o Distrito Federal tem pouco mais de 230 mil crianças entre 6 e 11 anos.
Além da UBS 2, na Asa Norte, a vacinação com a CoronaVac para crianças estava disponível na UBS12, em Samambaia. Essas duas unidades também receberam adultos para aplicação de primeira, segunda ou dose de reforço desse mesmo imunizante e da AstraZeneca e Pfizer. Crianças e adultos foram separados em filas diferentes para receberem a vacina.
Pfizer pediátrica
Neste sábado, ainda teve continuidade a vacinação com 2.688 doses remanescentes da Pfizer pediátrica. Elas foram aplicadas exclusivamente em três unidades, nas UBS 1 do Cruzeiro, UBS 1 do Guará, além da unidade 5, de Taguatinga. Quem aguardava na fila de uma dessas UBSs, foi informado antes das doses acabarem. O uso desse imunizante está autorizado para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências e, até o momento, para menores de 8 a 11 anos sem comorbidades ou deficiências, de acordo com as 32,6 mil doses que o DF recebeu. Como o estoque das doses da Pfizer infantil acabaram neste sábado, a vacinação com esse imunizante só será retomada quando a Secretaria de Saúde do DF receber uma nova remessa. A expectativa é que chegue mais um carregamento desse imunizante, na quinta-feira (27).
DF amplia vacinação ao imunizar crianças de 6 e 7 anos – Foto: Sandro Araujo, Agência Saúde DF
Neste domingo (23), a vacinação prossegue com a CoronaVac para o público infantojuvenil, de 6 a 17 anos, e também para os adultos. Já os imunizantes da Astrazeneca, estarão disponíveis para pessoas a partir de 18 anos, e da Pfizer, para quem tiver a partir de 12 anos. Confira os locais e as vacinas que serão aplicadas:
Pontos de vacinação neste domingo (23), das 9h às 17h
Fonte: https://www.saude.df.gov.br