Dia Mundial da Saúde: a importância dos cuidados na pandemia e da vacinação
Ministério da Saúde reforça recomendações para o uso de máscaras, a higienização das mãos e a adesão dos brasileiros à imunização
No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (7/4), o Ministério da Saúde reforça a importância dos cuidados necessários para evitar a transmissão da covid-19 e destaca a importância da colaboração de cada um no enfrentamento da pandemia.
É fundamental que, neste momento, sejam intensificadas medidas como o uso de máscaras, a higiene das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel, o isolamento de casos confirmados da doença e o distanciamento entre as pessoas. Além de todos os cuidados, a vacinação é essencial para salvar vidas e deve ser prioridade neste momento de emergência mundial.
Desde o ano passado, o Ministério da Saúde trabalha para acelerar o processo de produção nacional de doses da vacina covid-19, para que o Brasil tenha um fluxo regular de recebimento dos imunizantes, ampliando a vacinação no país. É essencial a adesão de todos os brasileiros convocados para a imunização, medida que evitará casos graves e óbitos pela doença.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é referência mundial em campanhas de vacinação, com cerca de 37 mil salas de vacinação espalhadas por todo o país. Anualmente, são distribuídas mais de 300 milhões de doses de vacinas para todos os estados.
ACESSO À SAÚDE
O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população.
Dessa forma, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.
Fonte: https://www.gov.br/saude