Divulgada relação de candidaturas para doutorado-pleno nos EUA
O programa atende às áreas de Humanidades e vai oferecer até 10 bolsas
O Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA recebeu 55 inscrições para a seleção do Edital nº 3/2022. A relação foi divulgada no site da CAPES, nesta quarta-feira, 06. A iniciativa oferece até 10 bolsas, com duração máxima de seis anos, sendo três financiados pela Fundação e igual período pela parceira norte-americana. Com valores anuais de até US$55 mil, a ação atende às áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, reforça a importância do Programa na consolidação do Brasil na pesquisa mundial. Além disso, explica a gestora, tem o mérito de “proporcionar aos pesquisadores brasileiros acesso a ambientes científicos de referência internacional”.
O resultado preliminar será publicado até 31 de maio. Em seguida, acontecem as entrevistas, entre os dias 04 e 15 de julho, e os pré-selecionados no Brasil serão conhecidos até dia 30 do mesmo mês. Em outubro, as universidades dos EUA começarão a sua seleção. Até 15 de abril de 2023 será divulgado o resultado final e atividades terão início entre agosto e dezembro do mesmo ano.
Sobre o Programa
Em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright), o Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA incentiva a formação de líderes para a pesquisa no Brasil e no mundo, além de favorecer o acesso de pesquisadores brasileiros às universidades de excelência nos EUA e aumentar o nível de colaboração e publicações conjuntas entre os dois países, oferecendo visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES
Fonte: https://www.gov.br/mec