Especialistas contra a Covid-19 debatem nova campanha pelo uso de máscaras e isolamento social
Grupo defende que essas medidas seguem fundamentais mesmo em encontros pequenos
O Todos Pela Saúde, organização integrada por médicos e especialistas e criada para o combate à Covid-19, discute o lançamento de nova campanha para insistir que o uso das máscaras e o distanciamento social, mesmo em encontros pequenos e reservados, segue sendo fundamental.
RELAX TOTAL
“As classes A e B, que conseguiram se isolar no início da epidemia, agora estão saindo, e de forma muito relaxada, o que já está gerando uma nova onda de contaminação”, afirma o médico Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein.
CURVA
A coluna revelou que hospitais privados têm registrado um aumento nos atendimentos de infecção pelo novo coronavírus. O Sírio Libanês tem hoje 120 pacientes, número próximo ao do pico da epidemia. O HCor viu o atendimento saltar, de 18 para 30 pacientes. No Vila Nova Star, os casos no pronto atendimento dobraram.
RISCO
O fenômeno é creditado ao comportamento de grande parte da classe média e alta: os jovens frequentam festas sem qualquer cuidado. E mesmo pessoas mais velhas e, em tese, mais cautelosas, vão a encontros familiares e com amigos, tiram as máscaras e ficam próximas —justamente a atitude mais perigosa de todas.
DISPARO
Há ainda um temor de que se repita agora o que ocorreu no começo da epidemia no Brasil: a infecção se alastrar por todas as classes sociais, revertendo a curva de queda de casos na cidade.
TODO CUIDADO
“Estamos preocupados em comunicar às pessoas as situações que podem levar a um novo aumento dos casos de Covid-19”, diz Klajner.
PRIMEIRA PARTE
A primeira campanha do Todos Pela Saúde, “Usar a Máscara Salva”, foi estrelada pelo médico Drauzio Varella, que também integra o conselho da organização.