Fiocruz recebe em outubro IFA suficiente para produzir 48 milhões de vacinas Covid-19
A quantidade de insumo foi recorde mensal; ao todo, são nove lotes de insumos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) encerra o mês de outubro tendo recebido quantitativo recorde de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). De acordo com a instituição, com os três lotes que chegarão no domingo (31), a farmacêutica terá recebido nove lotes de insumo em um único mês, o suficiente para produzir 48 milhões de doses da vacina Covid-19 Astrazeneca.
As últimas entregas de IFA, que chegam na madrugada de domingo, desembarcam pelo aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro. O quantitativo possibilita a produção de cerca de 17,4 milhões de doses de vacinas.
De acordo com a instituição, a Fiocruz dispõe de mais 15,3 milhões de doses que estão em produção e controle de qualidade e em breve serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para imunizar os brasileiros. As entregas semanais ininterruptas até 20 de dezembro estão garantidas.
A Fiocruz informou que as remessas são resultado de um processo de negociações com a Astrazeneca para acelerar o recebimento de IFA e garantir a continuidade da produção de vacinas. As tratativas também visaram possibilitar que a unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz em Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, possa atuar em sua capacidade plena de produção.
Pátria Vacinada
Até o momento, mais de 274,8 milhões de doses da vacina já foram aplicadas em todo o país. Além disso, mais de 334,9 milhões de unidades foram distribuídas para estados e Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação, lançada em janeiro deste ano.
Fonte: https://www.gov.br/saude