Higiene das mãos: Ministério da Saúde chama a atenção para ato simples que previne doenças
Medida é simples e é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas preveníveis
Lavar as mãos: um gesto simples que previne infecções hospitalares, resistência microbiana e vários tipos de vírus. No Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado nesta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde chama a atenção para esse pequeno ato.
Com o tema “Unidos pela segurança: lave as mãos”, a campanha de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS) une um esforço global para melhorar a higiene das mãos nos cuidados de saúde.
O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como:
- Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.
- Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.
- Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
A medida é simples e é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas preveníveis, incluindo a Covid-19.
Fonte: https://www.gov.br/saude