Inovações biotecnológicas em terapias humanas é tema de debate on-line da CTNBio/MCTI
O painel faz parte dos eventos virtuais realizados em comemoração aos 2 anos da comissão
AComissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), instância colegiada do MCTI, segue transmitindo debates virtuais em comemoração aos seus 25 anos. O painel da terça-feira (3) abordou as inovações biotecnológicas em terapias humanas. Participaram do encontro os professores e membros da CTNBio e do MCTI, Walter Colli, Ricardo Tostes, Sergio Bydlowsi, Ernesto Goulart e Fábio Larotonda.
Walter Colli, que foi diretor da CTNBio de 2006 a 2009, destacou como o avanço das biotecnologias favoreceu a medicina. “Na época que estudei para ser médico, lá nos anos 60, as coisas eram completamente diferentes. Para se sintetizar o hormônio do crescimento, por exemplo, era preciso extraí-lo da glândula hipófise de mortos ou da urina humana. E isso podia transmitir doenças. Os transgênicos mudaram isso, e outros organismos passaram a produzir esses hormônios para nós”, comentou Colli.
Ricardo Tostes, pesquisador da Fiocruz e professor titular do ICB/UFMG, destacou a importância da biotecnologia aliada à imunização. “O desenvolvimento de vacinas e a eficácia desses imunizantes vive em constante evolução, e demanda constante aperfeiçoamento. Hoje, com uso de biotecnologia, o INCT-Vacinas possui uma série de estudos em fase avançada de desenvolvimento”.
“Esse foi um ano impactante, que demandou muito esforço dos pesquisadores no desenvolvimento de estudos voltados ao enfrentamento da Covid-19. O MCTI impulsionou diferentes iniciativas focadas nesse combate, entre elas está a RedeVírus MCTI, que reúne cientistas de todo o país”, afirmou Fabio Larotonda, diretor do Departamento de Ciências da Vida e Desenvolvimento Humano e Social do MCTI.
As lives em comemoração ao aniversário de 25 anos da CTNBio são transmitidas, às terças-feiras, sempre às 16h, no canal do MCTI no YouTube, e ficarão disponíveis on-line.
O próximo encontro será transmitido no dia 10 de agosto com o tema Agricultura: impactos e perspectivas.
Acesse o canal do MCTI no YouTube em: youtube.com/mcti
Fonte: https://www.gov.br/mcti