Inscrições para curso de especialização em preceptoria multiprofissional na área da saúde estão abertas
Capacitação é gratuita; inscrições terminam no próximo dia 14 de junho
Estão abertas, até 14 de junho, as inscrições para o processo seletivo de candidatos no curso gratuito de “Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde”. São 1,7 mil vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), instituição responsável pela referida especialização e certificação. A oferta faz parte das ações do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.
O curso tem como público-alvo profissionais que estejam no exercício da atividade de preceptoria em Programas de Residência Médica, Uni e/ou Multiprofissional na Área da Saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas/Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Física Médica, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Com carga horária de 420 horas/aula, a capacitação também integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A oferta é na modalidade de ensino a distância (EAD), com tutores experientes.
O curso é composto por três módulos:
• Módulo 1 – competências em preceptoria e ferramentas de aprendizagem;
• Módulo 2 – planejamento de ação pedagógica na preceptoria; e
• Módulo 3 – gestão de programa de residência na área da saúde e a organização do serviço para o ensino.
Esses conteúdos são apresentados de forma contextualizada e estão voltados para o estudo de ferramentas necessárias à prática diária da preceptoria.
Sobre os Programas de Residência
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desde a sua criação, oferece diversas iniciativas em prol da qualificação de preceptores e dos programas de residência no país, que são essenciais para a formação de especialistas na área da saúde. Durante a especialização, um preceptor participa, integralmente, como instrutor do residente, sendo responsável pelo desenvolvimento de competências técnicas e valores indispensáveis à atividade profissional.
Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde
O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, lançado há quase um ano pelo Ministério da Saúde, é um marco histórico para o país. O plano busca valorizar os residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência em saúde, por meio da promoção e qualificação complementar e do aumento do número de bolsas de fomento, especialmente em regiões prioritárias.
Fonte: https://www.gov.br/saude