Já estão disponíveis as inscrições para os Programas Bolsas de Estudo e Financiamento de Projetos de Pesquisa do ICGEB
O CIEGB oferece bolsas de estudo, além de financiamentos para projetos de pesquisa promissores de seus Países Membros, que alcancem resultados em no máximo três anos.
Bolsas de Estudo
Os Programas de Bolsa Arturo Falaschi do ICGEB, nomeados em memória do Prof. Arturo Falaschi, incluem cinco tipos de bolsas de doutorado e pós-doutorado de longo e curto prazo disponíveis para cientistas nacionais dos Estados membros do ICGEB para realizar pesquisas em Trieste, Nova Delhi ou Cidade do Cabo.
As bolsas abordam diversas linhas temáticas de pesquisa. Algumas delas são Biologia Molecular, Biologia Vegetal, Genômica do Câncer, Virologia e Imunologia Molecular. Inscrições podem ser feitas em: https://www.icgeb.org/activities/fellowship/
Projetos de pesquisa
Nessa chamada, criou-se um novo portal para envio de propostas de Bolsas de Pesquisa do CRP ( https://isg.icgeb.org/auth/login ). Dessa forma, os Investigadores Principais enviarão online suas inscrições, as quais estarão visíveis ao Liaison Officer do ICGEB no Brasil ( icgeb@mctic.gov.br ), para avaliação e seleção daquelas a serem endossadas para a convocação anual.
O prazo para submissão das propostas é dia 30 de abril de 2021. Após a análise dos projetos pelo Comitê Científico do Brasil, o Liaison Officer do ICGEB no País poderá apoiar até 03 propostas de projetos de pesquisa colaborativa (CRP) e 02 propostas de Early Career Return Grants. As propostas endossadas passarão por um processo seletivo liderado pelo ICGEB de Trieste (IT).
Os projetos aprovados receberão financiamento máximo de 25 mil euros por ano por laboratório colaborador. Eles devem ser desenvolvidos em até 36 meses.
Para maiores informações sobre a chamada CRP, acesse o link abaixo:
https://www.icgeb.org/activities/grants/
Para dicas de como elaborar uma proposta para o ICGEB:
https://www.icgeb.org/activities/grants/writing-an-icgeb-grant-proposal/
CENTRO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA – CIGEB
O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia – CIEGB (ou ICGEB, em inglês) – foi concebido em 1983 com o objetivo de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento e a aplicação pacífica da engenharia genética e da biotecnologia, particularmente entre os países em desenvolvimento, além de promover programas de pesquisa, de treinamento e de serviços de consultoria em todos os campos da engenharia genética e da biotecnologia.
O CIEGB foi estruturado em três Componentes centrais, localizados em Trieste, (Itália), em Nova Deli (Índia) e na Cidade do Cabo (África do Sul). O Centro apresenta também uma rede de Centros Afiliados localizados nos países membros, inclusive no Brasil.
O CIEGB é organizado por um Conselho de Governadores (Board of Governors), composto por representantes dos Componentes Centrais e por um representante de cada estado membro; por um Conselho Científico, composto por cientistas de excelência indicados pelos países membros; e por um Secretariado, responsável pelas funções administrativas do Centro.
Atualmente, o CIEGB possui cerca de 66 países membros, organizados em forma de rede, distribuindo informações, orientando a pesquisa e capacitando recursos humanos para atuar em biotecnologia.
Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da base científica dos países membros, o ICGEB promove a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos por meio dos programas:
Desde 2002, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, por meio da Coordenação-Geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias (CGSB), exerce a função de ponto focal do ICGEB no Brasil e o seu Coordenador desempenha a função de Liaison Officer do ICGEB no país. O Liaison Officer exerce, entre outras atribuições, o papel de intermediar a comunicação e a cooperação em prol do desenvolvimento de interações frutíferas entre o país membro e o ICGEB.
Fonte: https://www.gov.br/mcti