Laboratório de Inovação amplia até dia 17 o prazo para inscrição de experiências sobre produção, disponibilidade, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras
Para participar, basta ler o edital, cadastrar uma pessoa responsável pela iniciativa e preencher o formulário disponível na plataforma. O processo é simples, rápido e as experiências selecionadas serão apresentadas em Congresso Internacional
O Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras anuncia a ampliação, até o dia 17 de setembro, do prazo para que atores do serviço público, coletivos de produtores, cooperativas, mulheres rurais, agricultoras/es familiares, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, organizações e associações da sociedade civil compartilhem suas iniciativas.
O objetivo é identificar, selecionar e divulgar experiências bem-sucedidas, inspiradoras e replicáveis, de incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras pela população brasileira, mesmo diante dos desafios apresentados no contexto da pandemia pela doença covid-19, e com isto subsidiar a elaboração de um conjunto de recomendações para políticas públicas setoriais e intersetoriais.
São exemplos de experiências os circuitos curtos que valorizam os alimentos da sociobiodiversidade; o fomento à produção orgânica e de base agroecológica; a oferta de assistência técnica que valorize, recupere e fortaleça práticas alimentares ancestrais; atividades de transição agroecológica; iniciativas que busquem reduzir as perdas e o desperdício de alimentos; atividades de inovação tecnológica no beneficiamento e processamento de alimentos nativos.
Também: iniciativas coletivas no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde; estratégias criativas que usam tecnologias como Telessaúde e eHealth; ações que estimulem habilidades culinárias, produção para autoconsumo, valorização de alimentos regionais; iniciativas de educação alimentar e nutricional e/ou de incentivo à agricultura urbana em ambientes institucionais, como escolas, serviços de assistência social e de saúde, entidades prisionais etc.
Suas/seus protagonistas poderão receber um certificado de reconhecimento, ter a experiência divulgada em uma publicação e ainda ser convidadas/dos a compartilhar seus relatos durante Congresso Internacional sobre o tema, em novembro deste ano.
A inclusão das experiências é feita em um processo online, rápido e simplificado. Basta ler o edital, fazer o cadastro de uma pessoa responsável pela iniciativa e preencher, direto na plataforma, o formulário de inscrição disponível neste link https://apsredes.org/laboratorio-de-inovacao-incentivo-a-producao-ao-consumo-e-ao-abastecimento-de-frutas-legumes-e-verduras/.
O Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP).
Fonte: Assessoria de comunicação para o Laboratório de Inovação: Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras
Fonte: https://www.paho.org