Lucilene Florêncio assume Secretaria de Saúde
Médica ginecologista e obstetra é servidora da Pasta desde 1999 e tem extensa trajetória tanto na assistência quanto na gestão
Médica de carreira da Secretaria de Saúde desde 1999, quando chegou à capital federal, a servidora Lucilene Maria Florêncio de Queiroz assumiu o comando da Pasta na segunda-feira (6), em substituição ao general Manoel Pafiadache. A ginecologista e obstetra Lucilene ingressou no serviço público em 1992. Pernambucana de nascimento, trabalhou em Rondônia, antes de fixar residência no DF e continuar construindo sua extensa trajetória tanto na assistência quanto na gestão Ela é a terceira mulher a liderar a Saúde do Distrito Federal. A médica ocupava o cargo de vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF).
Anteriormente, foi coordenadora de saúde do Gama e do Guará, além de superintendente da Região de Saúde Oeste, que compreende Ceilândia e Brazlândia, onde ficou de 2020 a 2022, e da Sudoeste, que contempla Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Recanto das Emas, nos anos de 2016 a 2018. Lucilene também foi secretária-adjunta de Assistência à Saúde, em 2019. “Todas essas experiências são fundamentais, porque vem para a gestão uma servidora pública, de carreira, com conhecimento profundo da rede de assistência SES””, destaca a secretária.
Agenda
Nesta quarta-feira (8) pela manhã, a nova gestora recebeu representantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal, como seu compromisso oficial. O tema abordado foi a organização da 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, que ocorre nos dias 22 e 23 de junho. “A saúde mental é um pilar muito importante que quero fortalecer”, enfatiza Lucilene, que ressalta a relevância do tema no cenário pós-pandemia. “Temos que cuidar não só da demanda que já tínhamos, mas também do aumento que a pandemia nos trouxe”, completa a médica.
À frente da Pasta, uma das metas de Lucilene é aumentar a cobertura vacinal contra covid-19. “É preciso fazer busca ativa e chamamentos para a população completar o esquema vacinal, inclusive com todas as doses de reforço”, ressalta. Enquanto superintendente, a médica viabilizou a ação do Carro da Vacina na região de saúde Oeste.
Nesta quarta-feira (8) pela manhã, a nova gestora recebeu representantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
Outra linha de ação será a de “elaborar estratégias para que pacientes à espera de cirurgias eletivas sejam operados. Lucilene também vai trabalhar para uma maior aproximação da Pasta com o Iges-DF. “Vamos atuar juntos e alinhados para uma entrega de excelência na Saúde do Distrito Federal”, reforça.
Lucilene também deve se debruçar sobre questões de abastecimento e contratos estruturantes da Secretaria, como limpeza, manutenção predial e o contrato relativo ao Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF).
À frente da Pasta, uma das metas de Lucilene é aumentar a cobertura vacinal contra covid-19. Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF
Fonte: https://www.saude.df.gov.br