Maia diz que poderá colocar em votação suspensão de reajuste nos planos de saúde
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta quinta-feira o aumento de 25% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nos planos de saúde.
O deputado do DEM afirmou que, se a ANS não rever essa decisão ainda esta semana, pautará para votação na terça-feira o projeto de lei do senador Eduardo Braga (MDB-AM) que suspende por quatro meses os reajustes dos planos de saúde em razão da pandemia.
“A ANS garantiu que toma uma decisão entre hoje e amanhã. Se não tomar [essa decisão] vamos votar na terça-feira o projeto do senador Eduardo Braga que suspende os aumentos”, disse. “Aumentar o plano de saúde em 25% no meio de uma pandemia é um desrespeito com a sociedade. Se fosse só a inflação, seria ruim, mas 25% é absurdo”, afirmou Maia.
Maia disse que ficou surpreendido pelo percentual do aumento porque os planos tiveram medidas de alívio nos custos por parte da ANS e tiveram um nível de inadimplência baixíssimo, de 2%, porque todos estão com medo de ficar sem plano no meio da pandemia.
Ele ainda reclamou que os planos de saúde estão alegando, numa matéria publicada nesta quinta-feira no Valor, que a reforma tributária prejudicará seus usuários com um aumento de 8% no custo das mensalidades. “Mas repassam um aumento de 25% para os usuários”, criticou,