Mais de 13 mil pessoas agendaram a vacinação no DF em 24 horas
Até as 16h desta sexta-feira (26), 13.426 pessoas agendaram a aplicação da vacina contra a Covid-19 em um dos 42 locais de vacinação do Distrito Federal.
Neste momento, são vacinadas pessoas com 76 anos ou mais, além dos demais integrantes do grupo prioritário que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Para vacinar, é preciso agendar dia, local e horário pelo site vacina.saude.df.gov.br.
Além disso, os pontos de vacinação por drive-thru contam com doses extras para vacinar quem não conseguir agendar, e as salas de vacina convencionais atenderão as pessoas mesmo sem agendamento. Embora exista essa possibilidade, a Secretaria de Saúde orienta que a população dê preferência ao agendamento pela internet para evitar filas e aglomerações nas unidades de vacinação.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, considerou positivo o primeiro dia de vacinação, incluindo um grupo que abarca mais de 23 pessoas de 76, 77 e 78 anos. “Tivemos algumas dificuldades, instabilidade em alguns momentos no site de agendamento, mas podemos dizer que os profissionais de saúde da rede pública conseguiram realizar um bom trabalho em mais essa batalha para a imunização da população do DF”, afirma.
Vagas
Do total de agendamentos, para esta sexta-feira, foram marcadas 4,3 mil aplicações da primeira dose da vacina e 1.226 da segunda. O site traz a possibilidade do agendamento para a próxima segunda-feira (1º/3). Para este dia, das 5.880 vagas para primeira dose disponibilizadas, 5,8 mil já haviam sido preenchidas até as 16h desta sexta-feira (26). Já foram agendadas, também, para este dia, 2,1 mil aplicações da segunda dose.
A Secretaria de Saúde explica que na próxima segunda-feira serão disponibilizadas mais vagas para os dias seguintes e pede calma à população. “Temos que ter tranquilidade e confiança no trabalho dos profissionais de saúde; além disso temos vacinas para atender o público-alvo”, orienta o secretário de Saúde.
O DF recebeu, na última quarta-feira (24) 25,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca e 11 mil da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
No total, o Distrito Federal recebeu 240.060 doses dos imunizantes. Metade da remessa da CoronaVac (no total foram 173.560 doses) foi reservada para a segunda dose. Cinco por cento das duas vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas ao longo da campanha.
Fonte: http://www.saude.df.gov.br