Mais três países das Américas recebem vacinas contra COVID-19 disponibilizadas por meio do mecanismo COVAX
OPAS está agindo rapidamente para garantir a entrega a mais países nas próximas semanas
Nos últimos dias, mais três países das Américas receberam suas primeiras doses de vacinas contra a COVID-19 adquiridas por meio do mecanismo COVAX, um esforço global da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), Gavi, Vaccine Alliance , UNICEF, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Peru recebeu 117 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech na quarta-feira (10). Ontem (11), a Guatemala recebeu 81,6 mil doses da vacina AstraZeneca, fabricada pela SK Bioscience, da República da Coreia, e El Salvador recebeu 33,6 mil doses da mesma fabricante.
A Colômbia foi o primeiro país das Américas a receber as vacinas pelo COVAX com a entrega da vacina Pfizer/BioNTech em 1º de março.
O Fundo Rotatório da OPAS, que é o agente de compras do mecanismo COVAX para os 36 países participantes das Américas, está agindo rapidamente para garantir que o restante dos países receba suas doses alocadas o mais rápido possível.
As próximas entregas incluem:
- Honduras está programado para receber 48 mil doses no sábado (13);
- Jamaica e Paraguai devem receber suas primeiras doses na próxima semana.
- Já foram feitos pedidos de 135 mil doses para a Nicarágua e de 228 mil doses para a Bolívia.
“As entregas são um passo importante na luta das Américas para derrotar esta pandemia devastadora”, disse a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne. “Estas também marcam um passo histórico na meta de garantir a distribuição equitativa de vacinas em todo o mundo. Fazemos parte da maior operação de aquisição e fornecimento de vacinas da história”.
Outras atualizações sobre as remessas serão compartilhadas à medida que as informações estiverem disponíveis.
As entregas fazem parte de uma primeira fase de doses a serem recebidas pelos países. A previsão é que mais vacinas cheguem sucessivamente ao longo de 2021. O COVAX pretende fornecer vacinas para pelo menos 20% da população de cada país participante neste ano.
Nesta primeira rodada de distribuição das vacinas, todos os países participantes do COVAX receberão doses suficientes para vacinar entre 2,2% e 2,6% de suas populações. As únicas exceções são os pequenos estados insulares, que receberão vacinas suficientes para 16% a 20% de sua população devido ao alto custo logístico de entrega de pequenas quantidades dos imunizantes.
Até que a vacinação se espalhe pela população, as medidas básicas de saúde pública continuam sendo a base da resposta à pandemia. Para as autoridades de saúde pública, isso significa triagem contínua, rastreamento de contato, isolamento, quarentena assistida e atendimento de qualidade. E para os indivíduos, significa continuar praticando distanciamento físico, higienização das mãos, uso de máscaras, ventilação dos espaços e evitar aglomerações.
O COVAX, pilar de vacinas do acelerador de acesso a ferramentas contra a COVID-19 (ACT), é coliderado pela CEPI, Gavi, a Vaccine Alliance e Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o UNICEF como parceiro chave de implementação, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros. Nas Américas, o Fundo Rotatório da OPAS é o agente de compras reconhecido para o mecanismo da COVAX.
Fonte: https://www.paho.org