MEC realiza 1ª Jornada Técnica da Educação em Saúde
O evento foi desenvolvido para promover um diálogo com especialistas de referência e buscar formas de inovação nas políticas públicas
Em meio aos rápidos avanços tecnológicos nos últimos anos e à exigência de adaptação vivenciada no contexto da pandemia do Novo Coronavírus, a necessidade de modernização da Educação em Saúde se faz cada vez mais necessária.
Tendo como base esse cenário, a Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde promoveu uma Jornada Técnica virtual sobre a temática, que aconteceu nos dias 8 e 9 de março, em que especialistas de referência na área foram convidados para dar contribuições de melhorias a partir de suas percepções obtidas no meio em que atuam.
A jornada técnica promoveu o debate entre quatro áreas: Arcabouço Legal e Políticas Públicas; Formação; Governança e Comunicação; e Modernização das Práticas Educacionais e Infraestrutura e Tecnologia, com objetivo de mapear os principais desafios encontrados nessas categorias e descobrir pontos de atuação que pudessem criar formas de potencializar a Educação em Saúde em cada uma das categorias.
O evento contou com a presença do secretário da Educação Superior Wagner Vilas Boas de Souza, que traçou um panorama geral dos trabalhos que o Ministério da Educação (MEC) tem realizado por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde, apontando a necessidade de indicadores para subsidiar novas políticas públicas nessa área.
Nesse contexto, ações como as do PRODEPS, Supervisão Acadêmica, Expansão das Escolas Médicas, Residências Médica e Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde entre outras, têm buscado aprimorar a Educação em Saúde. Para ele “precisamos ouvir os especialistas para pensar na modernização da Educação em Saúde. Propostas, soluções e críticas nos levam a reflexão sobre as políticas públicas atuais.”, afirmou o secretário.
Os convidados que participaram desse diálogo, estão inseridos no mercado da Educação e da Saúde como representantes de avaliadores dos cursos de graduação, preceptoria, gestão de escolas, representantes da interface com o setor produtivo, e de escolas com metodologias tradicionais e inovadoras.
A discussão foi mediada pelo Núcleo de Gestão de Projetos da Educação em Saúde, e obteve respostas válidas sobre perguntas-chaves como: “Quais as lacunas existem entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho?” e “Como podemos melhorar a eficácia das políticas e dos projetos da Educação em Saúde?” entre outras.
Para o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES/Sesu/MEC), Sérgio Santos, “vivenciamos uma oportunidade única de identificar estratégias bem-sucedidas e oportunidades de melhoria, experienciadas por aqueles que atuam desde o ensino em graduação, passando pela formação de especialistas até a entrada nos profissionais no mercado de trabalho.”, concluiu o diretor.
As contribuições serão utilizadas para ajudar a gestão a repensar as políticas existentes e encontrar ideias inovadoras para atualizações de projetos, além de formas de modernizar as práticas educacionais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SESU
Fonte: https://www.gov.br/mec