Ministério da Saúde inicia distribuição de doses para adolescente com comorbidades
Grupo está beneficiado nas mais de 5 milhões de vacinas que serão entregues a estados e ao Distrito Federal nas próximas 48 horas
Chegou a hora dos adolescentes com comorbidades, com deficiência permanente e jovens grávidas ou lactantes irem ao posto de saúde mais próximo e tomarem a primeira dose da vacina Covid-19. O Ministério da Saúde enviou a estados e ao Distrito Federal nesta quinta-feira (23) as primeiras doses a serem aplicadas nos jovens de 12 a 17 anos que estejam neste grupo. São 1,8 milhão de vacinas da Pfizer/BioNTech destinadas para essa parcela da população.
As doses para os adolescentes com comorbidades estão entre as mais de 5 milhões que serão distribuídas nas próximas 48 horas pelo Ministério da Saúde. Nesta remessa, foram enviadas 937,5 mil doses de Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, e 4,1 milhões de doses da Pfizer/BioNTech.
Além dos adolescentes com comorbidades e com deficiência permanente, também estão sendo enviadas doses de reforço para idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. Ainda estão sendo distribuídos imunizantes para a segunda dose da população brasileira.
Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão no 51º Informe Técnico. Leia aqui. As vacinas serão enviadas para estados e Distrito Federal, que são responsáveis por direcionar os quantitativos adequados aos municípios e garantir a equidade sem causar prejuízos ou privilégios à evolução da vacinação da população.
A Pasta vem fazendo as distribuições das vacinas Covid-19 com o objetivo de que todas as unidades da federação completem os esquemas vacinais ao mesmo tempo, incluindo as doses adicionais e doses de reforço nos públicos-alvo. Também é importante ressaltar que as medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e álcool em gel, são essenciais para a não disseminação do vírus e o fim da crise pandêmica.
Vacina, Brasil
O Ministério da Saúde já concluiu o envio de imunizantes para vacinar com a primeira dose toda população brasileira acima de 18 anos. Foram distribuídas 287,9 milhões de vacinas para as unidades da Federação.
Até o momento, 142,6 milhões de pessoas já tomaram ao menos uma picadinha no braço. Isso equivale a 90,2% do público-vacinável, que abrange 158 milhões de brasileiros. A segunda dose também tem chegado a cada vez mais pessoas: 82,2 milhões já completaram o ciclo vacinável e estão imunizados. O número representa 52% do público alvo.
Recentemente, o Ministério orientou que idosos e pessoas imunossuprimidas tomem uma dose de reforço ou adicional da vacina. (link para a matéria) Para reforçar a imunidade desse público, o governo federal destinou 2,2 milhões de doses e dessas 250 mil já foram aplicadas.
Fonte: https://www.gov.br/saude