Ministério da Saúde recebe primeiro lote da vacina Covid-19 produzido no Brasil
Doses foram entregues pela Fiocruz e devem ser enviadas às unidades federativas nos próximos dias
O Governo Federal recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), o primeiro lote da vacina Covid-19 produzida 100% em solo brasileiro. A remessa com mais de 550 mil doses foi entregue pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ao Ministério da Saúde e deve ser enviada às unidades federativas nos próximos dias, após o processo de controle de qualidade.
Nessa terça (22), as primeiras doses foram aplicadas em ato simbólico com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e outras autoridades. O momento marca a autossuficiência do Brasil na produção de imunizantes. (Com vacina nacional, Brasil avança na autossuficiência para produção de imunizantes contra Covid-19)
A produção do imunizante brasileiro foi concretizada após a articulação do Governo Federal com o governo britânico para que a transferência de tecnologia entre a farmacêutica AstraZeneca e a Fiocruz fosse possível, cuja transação contou com um investimento de R$ 1,9 bilhão. Com a assinatura do contrato, que foi realizada ainda em junho de 2021, o Brasil passou a ter capacidade para produzir o IFA em solo brasileiro e, consequentemente, ter uma vacina 100% fabricada no País. Dessa forma, o Brasil terá capacidade para não só produzir o imunizante, mas também exportar para outros países.
Para o ano de 2022, o Governo Federal já encomendou cerca de 105 milhões de doses da Fiocruz. Dessas, 45 milhões serão produzidas com o IFA nacional e as outras 60 milhões com IFA importado. Até o momento, das mais de 430 milhões de vacinas distribuídas aos estados e ao Distrito Federal, mais de 120 milhões foram produzidas pela Fundação. Com o avanço na vacinação, o Brasil chega a 93,1% do público acima de 12 anos vacinado com a primeira dose e 87,3% desse público com o esquema vacinal com as duas doses ou dose única do imunizante.
Fonte: https://www.gov.br/saude